Agradecimento - Um ano de resistência coletiva da Frente de Esquerda (PSOL, PSTU e PCB)

05/10/15 09:15

Chegamos juntos(as) e assim continuaremos! #1AnoEleição2014

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Diversidade sexual: mandato vai a Itatira debater enfrentamento a violência e violação de direitos

25/09/15 16:09

Audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Renato Roseno, após várias denúncias de discriminação contra a população LGBT do município, incluindo agressões verbais, físicas e patrimoniais. A partir dos problemas identificados, Itatira tornou-se referência na discussão de direitos para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Dia da Juventude: contra o extermínio e por uma vida livre, plena e cheia de oportunidades

22/09/15 15:00

Em Fortaleza, muitos adolescentes não vão se tornar jovens porque a taxa de assassinatos na população de 12 a 18 anos é a maior do Brasil. A capital do Ceará tem o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) - 9,92 mortes para cada grupo de mil, conforme o levantamento realizado pelo Programa de Redução da Violência Letal, do Governo Federal

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Comemoração dos dez anos de legalização do PSOL: sessão solene na Câmara dos Deputados

15/09/15 20:18

Partido completa uma década em defesa dos direitos sociais, como a qualidade no atendimento pelo Sistema Único de Saúde, a valorização dos trabalhadores e o investimento de 10% do PIB na educação pública, e contra a agenda conservadora que ganha força na Câmara dos Deputados e ameaça os direitos indígenas e reduz a idade penal.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Diálogos em Rede: mandato promove discussão na internet sobre a crise no Sistema Socioeducativo

14/09/15 13:28

As violações de direitos humanos no Sistema Socioeducativo do Ceará envolvem casos de tortura, tratamento cruel e até estupro e assassinato. Nos centros de internação de adolescentes, os problemas se ampliam com a estrutura física insuficiente, a superlotação e a falta d’água, levando a rebeliões, fugas e interdições judiciais.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: por amor, liberdade, igualdade, respeito e cidadania

29/08/15 15:35

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi criado por ativistas lésbicas e dedicado à data em que ocorreu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. "Nossa luta é por direitos, por visibilidades e resistências", apontam os mandatos do PSOL no Ceará.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Desmilitarização da polícia e da política: uma resposta que virá das ruas. Livro será lançado em Fortaleza

21/08/15 12:39

Com 184 páginas, o livro tem ilustrações de Paloma Franca, prefácio de Jorge Souto Maior e textos organizados pelo educador Givanildo Manoel, ativista de direitos humanos há 32 anos. Militantes, coletivos, movimentos sociais e pesquisadores fazem um debate sobre a desmilitarização da polícia e da política por diversos ângulos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Mandato do deputado estadual Renato Roseno visita Cariús, Iguatu e Quixelô, no Centro-Sul do Ceará

16/08/15 20:00

Nos três municípios, o mandato participou de debate sobre redução da idade penal, visita à ocupação pelo direito à moradia, conversa sobre a escassez de água e discussão sobre o processo de organização e atuação do PSOL e sobre a crise social, política e econômica brasileira. É a quarta viagem do mandato ao Centro-Sul do Estado.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Portaria garante demarcação das terras indígenas dos Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca

07/08/15 14:00

O Ceará possui 14 etnias, com uma população composta por aproximadamente 30 mil índios residentes em 19 municípios do Estado. Apenas um território estava homologado – a terra indígena Córrego João Pereira, da etnia Tremembé. Todas as demais ainda aguardam os trâmites legais para que sejam homologadas.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Índice de Homicídios na Adolescência é tema de audiência pública. Fortaleza tem mais vítimas

10/07/15 16:00

Fortaleza tem o maior índice de assassinatos de adolescentes do Brasil. O mais recente levantamento realizado pelo Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), aponta que o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) é de 9,92 por grupo de mil pessoas na faixa etária de 12 a 18 anos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos