Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social: 2,6 adolescentes assassinados por dia no Ceará em 2014

01/02/16 19:00

Em 2013, na faixa etária de 10 a 19 anos, foram 883 homicídios no Ceará. Em 2014, o número passou para 974, uma média de 2,6 adolescentes assassinados por dia. Em 2015, até setembro, foram registrados 604 homicídios. Os dados da Secretaria da Segurança Pública foram apresentados ao Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais: por igualdade, liberdade, respeito e dignidade

29/01/16 16:00

Mais do que uma celebração, a data chama atenção para a necessidade de políticas públicas que garantam e estimulem o acesso de travestis e transexuais à educação, à saúde e ao emprego e assegurem a eles e elas uma vida sem violência. É preciso enfrentar a rejeição no ambiente familiar e escolar e a exclusão no meio social.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o Ceará tem a lamentar quarta posição em ranking

28/01/16 14:12

Minas Gerais aparece com o maior número de trabalhadores - 148 - resgatados de funções análogas à escravidão em 2015. Em seguida, estão o Maranhão, com 107 pessoas, Rio de Janeiro, com 73 trabalhadores identificados em tais condições, e o Ceará, com 70 pessoas flagradas em situações semelhantes ao trabalho escravo.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência: seleção para contratar 24 pesquisadores

26/01/16 19:00

O período de inscrições se estende até o próximo domingo, 31 de janeiro. Os interessados devem ter diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento e enviar o currículo (Vitae ou Lattes) para o e-mail comite.ccpha@al.ce.gov.br. Os pesquisadores selecionados deverão cumprir 30 horas semanais de trabalho e receber remuneração mensal no valor de R$ 2.600,00.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Violência sexual: denúncias para 180 revelam que uma mulher é estuprada no Brasil a cada três horas

25/01/16 21:00

Denunciar pode ser difícil para as mulheres que sofreram a violência, mas é fundamental no enfrentamento à impunidade. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforça que o depoimento da vítima serve como prova do crime. A responsabilização do agressor é também importante para evitar que ele volte a praticar o estupro, atingindo outras mulheres.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Comissão Interamericana de Direitos Humanos impõe medida ao Brasil por violações a adolescentes no Ceará

22/01/16 21:00

O mecanismo de medidas cautelares é adotado em situações de gravidade ou urgência, que possam significar dano irreparável às pessoas. A intervenção do Sistema Interamericano representa, além das possibilidades diversas de sanção, a constatação pública, em âmbito internacional, de práticas violadoras de direitos humanos, por ação ou omissão.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: para reafirmar a liberdade de credo e a defesa do Estado laico

22/01/16 18:00

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o Dia Mundial da Religião surgiram como marca de resistência a tantos casos de perseguição e preconceito a diversos credos e manifestações religiosas. As efemérides dão visibilidade à importância da laicidade do Estado, que tem interface com diversos direitos humanos fundamentais.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

PSOL Ceará promove debate sobre israelenses e palestinos: causas do conflito, histórico e atuais disputas

18/01/16 15:00

A discussão será realizada nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a partir das 19h, na sede do PSOL - Av. do Imperador, 1397 - Centro. O debate vai reunir o pesquisador do Observatório das Nacionalidades, Sued Lima, o cientista político e professor da UFC, Jawdat Abu-El-Haj, e a integrante da Frente em Defesa do Povo Palestino, Karine Garcêz.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Ato em Fortaleza reforça movimento nacional contra nomeação para Coordenação de Saúde Mental em Brasília

13/01/16 12:07

Psicólogos, estudantes, professores, militantes da luta antimanicomial e profissionais e usuários dos serviços de saúde mental conclamam a sociedade a se mobilizar contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Ele é considerado opositor do movimento antimanicomial.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Chacina em Fortaleza: dois meses depois, ainda esperamos o fim das investigações, a verdade e a justiça

11/01/16 14:02

‪Para a sociedade não esquecer a maior chacina já registrada no Ceará, dois meses depois da sequência de assassinatos, o mandato do deputado estadual Renato Roseno volta a cobrar do Governo do Estado a conclusão das investigações e a responsabilização dos autores. O mandato também pede proteção às famílias das vítimas.

Áreas de atuação: Direitos Humanos