Seminário de Direitos Humanos reúne organizações e movimentos na Assembleia Legislativa do Ceará

03/03/15 08:39

O seminário será realizado nessa quarta-feira, 4 de março, a partir das 13h, no Complexo das Comissões Técnicas. A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, acatando a proposta do deputado Renato Roseno. Os movimentos vão se reunir entre si para em seguida apresentar as propostas aos parlamentares que integram o colegiado.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Índice de Homicídios na Adolescência é maior em Fortaleza: saltou de 2,35 para 9,92 em sete anos

20/02/15 19:00

Entre 2005 e 2012, o Índice de Homicídios na Adolescência aumentou de 2,35 para 9,92 em Fortaleza, enquanto caiu de 7,12 para 3,74 em Recife, de 5,52 para 2,06 no Rio de Janeiro e de 1,90 para 1,69 em São Paulo. Entres os estados, o Ceará tem o terceiro maior índice, atrás apenas de Alagoas e Bahia.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Carnaval deve preservar o sentido mais genuíno da festa: alegria, brincadeira, diversão e congraçamento

14/02/15 14:00

Por um Carnaval com alegria e respeito, Disque 100 para denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes e Ligue 180 para denunciar a violência contra a mulher. Na hora da folia e ao longo de todo o ano, é importante manter relações sexuais com camisinha, evitar o uso abusivo de drogas e respeitar os limites de velocidade no trânsito.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos, em primeira reunião, aprova realização de seminário com movimentos sociais

12/02/15 12:34

A iniciativa é uma sinalização importante para a aproximação com os movimentos sociais organizados, pois o convite à participação no seminário será feito a instituições que subscreveram carta pública à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará propondo plataforma para a atuação do colegiado, além de outros segmentos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Questão de Ordem: Renato Roseno fala sobre infância e adolescência, escassez hídrica e crise política

11/02/15 21:00

Em entrevista ao programa Questão de Ordem, da TV Assembleia, o deputado do PSOL foi questionado sobre o ciclo de governos do PT. "A incoerência não foi ruim só para o PT, foi ruim para o Brasil", avaliou , sobre a descrença que se agravou a partir das contradições do governo petista em relação ao ideário do partido até chegar ao poder.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Renato Roseno integra comissões de Direitos Humanos, da Infância e Adolescência e do Meio Ambiente

11/02/15 14:00

Renato Roseno foi o único deputado a lançar candidatura para a presidência de uma comissão. Ele se candidatou ao comando da Comissão de Direitos Humanos, mas o eleito foi Zé Ailton Brasil. O parlamentar do PSOL não compôs bloco partidário e já não havia votado na chapa única para a Mesa Diretora, cujo acordo de formação estendeu-se para as presidências de comissões.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Renato Roseno se candidata a presidente da Comissão de Direitos Humanos e questiona arranjos políticos

11/02/15 11:00

O parlamentar do PSOL não foi eleito, mesmo tendo mais de 20 anos de militância na área de direitos humanos. Ele expôs a contradição na indicação das presidências das comissões técnicas da Assembleia Legislativa, que se dá por arranjo político, para acomodação dos blocos partidários, em função dos acordos para a composição da Mesa Diretora.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Carta Pública à Assembleia Legislativa: em defesa da democracia, do Estado laico e dos direitos humanos

10/02/15 16:23

Com a polêmica em torno da indicação da deputada estadual Dra. Silvana (PMDB) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, instituições divulgam documento afirmando que o colegiado deve ser ocupado por quem tem afinidade e respeite a pluralidade dos diferentes sujeitos e modos de vida.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Conselho de Direitos Humanos do México recebe Renato Roseno para palestra sobre infância e adolescência

09/02/15 09:00

O evento deve reunir representantes de 70 organizações mexicanas da sociedade civil, envolvidos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para debate sobre a implementação no México da Lei Geral de Direitos de Crianças e Adolescentes. A lei equivale ao Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Movimento de luta contra a Aids repudia indicação de deputada para Comissão de Direitos Humanos

08/02/15 10:00

Instituições consideram um retrocesso a indicação de Dra. Silvana para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará. Em nota de repúdio, afirmam que a parlamentar "sempre se posicionou em favor da homofobia e da redução da maioridade penal e de outras atitudes preconceituosas e discriminatórias".

Áreas de atuação: Direitos Humanos