Deputado do PSOL demarca posição em relação ao Governo: seremos duros, mas não desleais

05/02/15 10:00

Renato Roseno fala na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa do Ceará

Um mandato de oposição responsável e firme e em favor das maiorias sociais, especialmente da classe trabalhadora. Na estreia do deputado Renato Roseno na Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira, 4 de fevereiro, ele demarcou sua posição em relação ao governo e à sociedade cearense.

Primeiro parlamentar do PSOL a conquistar uma vaga no parlamento estadual, Renato fez sua primeira intervenção em plenário, em aparte ao pronunciamento do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT). "Seremos duros, às vezes até implacáveis, mas não desleais", afirmou, ao estabelecer sua conduta como parlamentar da oposição de esquerda. "Há muitas oposições, e é bom, pois não há democracia sem oposição".

A oposição de Renato Roseno é, sobretudo, ao modelo de desenvolvimento econômico impulsionado pelo Governo do Ceará, que pouco contribui para diminuir as desigualdades sociais, gerando pobreza, principalmente no campo. "Queremos ser uma voz em apoio às maiorias sociais", sinalizou, para depois questionar que as minorias econômicas têm também muito poder político no Estado.

Durante a sessão, o parlamentar saiu do plenário para ouvir as reivindicações do Sindicato dos Vigilantes que esteve na Assembleia pedindo a colaboração do Legislativo no movimento da categoria, que tem cerca de 800 trabalhadores prestando serviços à Prefeitura de Fortaleza e ao Governo do Estado, mas com salários em atraso há três meses. Ao fim da sessão, ele usou a tribuna do parlamento pela primeira vez para defender a luta desses trabalhadores e manifestar apoio e solidariedade.

Renato Roseno tomou posse no domingo, 1º de fevereiro. Antes de ser eleito deputado estadual, ele já havia se candidatado a prefeito de Fortaleza, em 2012 e 2008, a governador do Ceará, em 2006, e a deputado federal em 2010.

Áreas de atuação: Trabalho, Fiscalização e controle, Economia, Política