Encontro Cada Vida Importa ressalta ação preventiva nos municípios

31/08/21 11:03

A relevância e urgência da ação integrada dos municípios para a prevenção das mortes de adolescentes e jovens no Ceará foi ressaltada no Encontro Cada Vida Importa, evento virtual realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará e parceiros nesta segunda-feira (30/08).

O encontro reuniu gestores municipais, articuladores e mobilizadores do Selo Unicef de 115 municípios cearenses e buscou sensibilizar para o planejamento de ações para a Semana Cada Vida Importa, instituída pela Lei 16.482 e realizada em novembro de cada ano. A íntegra do evento está disponível no YouTube da AL.

O presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), parabenizou a atuação do comitê e seus parceiros e afirmou que “uma mobilização desse nível é de suma importância para a política de segurança pública”.

O parlamentar elencou medidas como tecnologia de ponta e investimento em pessoal, mas também em educação, cultura, esporte, lazer e inclusão social para resultados a curto, médio e longo prazo na área. “A segurança pública é um reflexo da harmonia de ações de competência de todos os poderes”, destacou.

O deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, afirmou que a sociedade vive também uma epidemia de homicídios e que a morte começa com o abandono, que precisa ser superado com ações e políticas públicas. O perfil e a interiorização dos homicídios foi apresentada por Roseno durante o evento.

O papel dos municípios e da efetivação de políticas públicas integradas – que exigem sensibilização e mobilização por parte dos gestores – foi reiterado pelo parlamentar, apontando que é necessário abrir portas para as juventudes para que a violência não chegue primeiro. “As políticas só podem chegar quando a liderança do prefeito ou da prefeita movimenta as energias necessárias”, complementou.

Sensibilização e mobilização - O coordenador do escritório no Ceará do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Rui Aguiar, comentou a importância das mobilizações proporcionadas pela Semana Cada Vida Importa nos municípios. Segundo ele, em outras edições, foi possível traçar diagnósticos e planos de trabalho sobre pontos importantes para prevenção de homicídios, suicídios e acidentes de trânsito na adolescência.

“O prefeito e a prefeita têm papel na liderança dos processos de prevenção, garantindo a busca ativa dos adolescentes que estão fora da escola, um boa implementação das medidas socioeducativas onde é necessário, a Lei da Aprendizagem onde tem muito trabalho infantil. Tem uma série de ações que já existem e não custam recursos adicionais e podem ser feitas e bem feitas nos municípios”, avaliou.

Representando a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), João Ananias reforçou que a prevenção de homicídios precisa de trabalho integrado de gestores em todas as esferas, assim como da sociedade. Ele assegurou que a Aprece está à disposição para o planejamento da Semana Cada Vida Importa e para apoiar o processo de criação dos comitês municipais de prevenção de homicídios na adolescência.

Suellen Pinheiro, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), citou que a violência e as questões sociais relacionadas aos homicídios avançam a cada ano para interior e, por isso, a grande participação dos municípios e dos articuladores do Selo Unicef reforça a relevância da articulação. Ela lembrou ainda que a Semana Cada Vida Importa, que realizará sua 4ª edição em 2021, faz alusão à Chacina do Curió, ocorrida em Fortaleza, em novembro de 2015.

As publicações do comitê podem ser acessadas no site

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância, Segurança pública