Renato Roseno solicita informações à Secretaria da Justiça sobre indenizações a ex-presos políticos

26/03/15 14:00

Fachada do Quartel do 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza

Na próxima terça-feira, 31 de março, o Brasil lembra os 51 anos do golpe civil-militar, com a deposição do então presidente da República, João Goulart. O deputado Renato Roseno (PSOL) solicita informações à Secretaria da Justiça do Ceará sobre a situação de pagamento das indenizações para os ex-presos políticos do período da ditadura militar, que se estendeu de 1964 a 1985 e atingiu diretamente centenas de cearenses, dentro e fora do Estado, com agressões, prisões ou perseguições.

O requerimento com o pedido de informações foi aprovado nesta quinta-feira, 26 de março, em sessão plenária da Assembleia Legislativa. O parlamentar do PSOL solicita dados especificando quantos pedidos de indenização estão em tramitação, quantos já foram aprovados e quantos estão pendentes para pagamento e por qual motivo.

"Alguns dos anistiados já tiveram seus processos administrativos apreciados e os pedidos deferidos. Entretanto, os pagamentos das verbas indenizatórias não são providenciados. Com a finalidade de apurar tais informações, cumpre que se esclareça qual o prazo médio para pagamento das indenizações após aprovação, se atualmente existe atraso de pagamento das verbas aprovadas e, se sim, por qual motivo", justifica o deputado.

Na data em que o golpe civil-militar completa 51 anos, O PSOL Ceará promoverá a segunda edição das "Narrativas de paixão e luta, uma noite para homenagear a memória da palavra pronunciada em coletivo". A partir das 19 horas da terça-feira, 31 de março, quem quiser ouvir sobre as vivências de quem resistiu aos anos de chumbo no Brasil será muito bem-vindo à sede do partido - Av. Imperador, 1397 - Centro - Fortaleza.

"Narrativas de paixão e luta" promoverá o encontro de Nildes Alencar e Sílvio Mota. A professora e fundadora do Instituto Educacional Alencar mantém viva a memória do irmão, Frei Tito de Alencar (1945-1974), perseguido e torturado durante o regime militar. O juiz aposentado e integrante da Comissão em Defesa da Memória, Verdade e Justiça participou da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização política de ideologia socialista que atuou na luta armada contra a ditadura militar.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, PSOL, Fiscalização e controle, Justiça, Democracia, Política