Dia de São José: mais chuva e fartura no sertão também depende de melhor gestão das águas no Ceará

19/03/15 18:00

Na tradição popular, chuva no dia do padroeiro do Ceará traz o presságio de boa safra e mesa farta, mas o mandato do deputado Renato Roseno também chama a atenção para a necessidade de uma melhor gestão das águas disponíveis no Estado. A escassez hídrica não é um problema apenas dos baixos índices pluviométricos.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Lagoa de Jijoca: aprovado requerimento para criação do Comitê Gestor da Área de Proteção Ambiental

12/03/15 15:00

O deputado Renato Roseno argumenta que a ausência da portaria de criação do Comitê Gestor implica ineficácia da Área de Proteção Ambiental, impossibilidade de criação do Plano de Manejo e, portanto, de parâmetros de conservação e fiscalização. "Já 15 anos se passaram sem que o Comitê Gestor tampouco o Plano de Manejo fossem instituídos".

Áreas de atuação: Meio ambiente

Mandato apresenta emendas para aprimorar e ampliar atribuições da reforma administrativa do Executivo

26/02/15 15:00

Deputado Renato Roseno propõe mais atenção à pesca artesanal, ao meio ambiente, à economia solidária e às políticas sobre drogas. Governador Camilo Santana encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa tratando da Secretaria Estadual sobre Drogas, Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Renato Roseno questiona Camilo Santana sobre outorgas de água e isenção para compra de agrotóxicos

25/02/15 20:00

As outorgas de água, concessões dadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), são de apenas 7% para o abastecimento humano, enquanto 11% vão para a indústria e 77% para a agricultura irrigada. O governador também foi questionado pelo deputado estadual sobre a isenção dada pelo Estado para compra de agrotóxicos.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Agricultura irrigada e indústria gastam 88% das águas do Ceará, abastecimento público consome apenas 7%

13/02/15 19:00

Dois terços do território cearense estão sem cobertura de tratamento de esgoto, mesmo que a Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas considerem que o acesso à água potável é um direito humano. Em seu primeiro pronunciamento como deputado estadual, Renato Roseno questiona a gestão das águas no Ceará.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Renato Roseno integra comissões de Direitos Humanos, da Infância e Adolescência e do Meio Ambiente

11/02/15 14:00

Renato Roseno foi o único deputado a lançar candidatura para a presidência de uma comissão. Ele se candidatou ao comando da Comissão de Direitos Humanos, mas o eleito foi Zé Ailton Brasil. O parlamentar do PSOL não compôs bloco partidário e já não havia votado na chapa única para a Mesa Diretora, cujo acordo de formação estendeu-se para as presidências de comissões.

Áreas de atuação: Meio ambiente