Notícias
Só 5 municípios cearenses possuem aterros sanitários, 61 não têm catadores de materiais recicláveis
31/03/15 16:00
O deputado Renato Roseno propôs uma audiência pública com o objetivo de estimular a discussão e maior participação da sociedade em todas as etapas de elaboração e execução do Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos. Dos 184 municípios cearenses, apenas cinco possuem aterros sanitários, predominando nos demais os lixões.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos em debate na Assembleia Legislativa do Ceará
30/03/15 10:00
Audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Renato Roseno. O Governo do Ceará começou em 2014 a elaboração do Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos, com metas para a redução da geração dos resíduos e para a reciclagem, seguindo orientação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Resíduos sólidos: Ceará tem 7.356 pessoas cadastradas como catadores de material reciclável
29/03/15 12:00
A categoria é dividida em catadores de rua, catadores cooperados e catadores de lixão, incluindo centenas de crianças e adolescentes vivendo e trabalhando ali. Situação dos catadores será debatida em audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará, sobre a Política e o Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Dia de São José: mais chuva e fartura no sertão também depende de melhor gestão das águas no Ceará
19/03/15 18:00
Na tradição popular, chuva no dia do padroeiro do Ceará traz o presságio de boa safra e mesa farta, mas o mandato do deputado Renato Roseno também chama a atenção para a necessidade de uma melhor gestão das águas disponíveis no Estado. A escassez hídrica não é um problema apenas dos baixos índices pluviométricos.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Lagoa de Jijoca: aprovado requerimento para criação do Comitê Gestor da Área de Proteção Ambiental
12/03/15 15:00
O deputado Renato Roseno argumenta que a ausência da portaria de criação do Comitê Gestor implica ineficácia da Área de Proteção Ambiental, impossibilidade de criação do Plano de Manejo e, portanto, de parâmetros de conservação e fiscalização. "Já 15 anos se passaram sem que o Comitê Gestor tampouco o Plano de Manejo fossem instituídos".
Áreas de atuação: Meio ambiente
Mandato apresenta emendas para aprimorar e ampliar atribuições da reforma administrativa do Executivo
26/02/15 15:00
Deputado Renato Roseno propõe mais atenção à pesca artesanal, ao meio ambiente, à economia solidária e às políticas sobre drogas. Governador Camilo Santana encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa tratando da Secretaria Estadual sobre Drogas, Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Renato Roseno questiona Camilo Santana sobre outorgas de água e isenção para compra de agrotóxicos
25/02/15 20:00
As outorgas de água, concessões dadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), são de apenas 7% para o abastecimento humano, enquanto 11% vão para a indústria e 77% para a agricultura irrigada. O governador também foi questionado pelo deputado estadual sobre a isenção dada pelo Estado para compra de agrotóxicos.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Agricultura irrigada e indústria gastam 88% das águas do Ceará, abastecimento público consome apenas 7%
13/02/15 19:00
Dois terços do território cearense estão sem cobertura de tratamento de esgoto, mesmo que a Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas considerem que o acesso à água potável é um direito humano. Em seu primeiro pronunciamento como deputado estadual, Renato Roseno questiona a gestão das águas no Ceará.
Áreas de atuação: Meio ambiente
Renato Roseno integra comissões de Direitos Humanos, da Infância e Adolescência e do Meio Ambiente
11/02/15 14:00
Renato Roseno foi o único deputado a lançar candidatura para a presidência de uma comissão. Ele se candidatou ao comando da Comissão de Direitos Humanos, mas o eleito foi Zé Ailton Brasil. O parlamentar do PSOL não compôs bloco partidário e já não havia votado na chapa única para a Mesa Diretora, cujo acordo de formação estendeu-se para as presidências de comissões.
Áreas de atuação: Meio ambiente