Agroecologia: seminário reúne iniciativas de luta contra os agrotóxicos

31/10/19 10:47

Nesta quinta, dia 30, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou, em Brasília, do seminário "Agrotóxicos, Políticas Públicas e Legislação". O evento é uma iniciativa da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e reuniu parlamentares e organizações da sociedade civil para debater ações de redução do uso de venenos agrícolas nos níveis municipal, estadual e federal.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Inércia e incompetência do governo federal aprofundam tragédia no litoral nordestino

25/10/19 11:00

O deputado Renato Roseno (Psol) apresentou um requerimento convidando à Assembleia representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Marinha para explicitarem as ações de recuperação das praias cearenses atingidas pelo vazamento de óleo, bem como solicitando laudos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

Áreas de atuação: Meio ambiente

Parlamentares defendem agenda nacional de proteção ambiental

18/10/19 12:38

Renato Roseno (PSOL) participou de audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã da última quinta-feira (17) O evento reuniu coordenadores das frentes parlamentares ambientalistas dos estados. O debate foi proposto pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP).

Áreas de atuação: Meio ambiente

Com inépcia do governo federal, óleo nas praias vira tragédia ambiental no Nordeste

15/10/19 13:00

O deputado Renato Roseno (Psol) criticou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (15/10) da Assembleia Legislativa, a inércia e a inépcia do Governo Federal diante do derramamento de óleo cru na costa marítima do Nordeste.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Agrotóxicos: estudo da Fiocruz revela impacto econômico bilionário

17/09/19 11:37

Os agrotóxicos são responsáveis por custos e prejuízos bilionários para a economia brasileira. Além das isenções e reduções fiscais a que têm direito, eles oneram o sistema público de saúde, trazem grandes prejuízos ambientais e acarretam vultosas despesas regulatórias. A conclusão é do estudo “Isenções e reduções fiscais na comercialização, industrialização e uso de agrotóxicos no Brasil”, desenvolvido pelo GT de Agrotóxicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado na semana passada.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Ampliação da APA de Baturité é defendida em audiência pública

15/08/19 19:17

A ampliação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, na tarde desta quarta-feira (14/08). O debate foi proposto pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol).

Áreas de atuação: Meio ambiente

Nova termelétrica no Pecém: um crime socioambiental no Ceará

28/06/19 12:00

Para discutir os impactos socioambientais da nova termelétrica que o governo do Estado quer implantar no CIPP, o mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) realizou na tarde de quarta-feira (26) uma audiência pública reunindo ambientalistas, professores, técnicos, representantes da empresa Portocem Energias, responsável pelo projeto, e moradores das comunidades atingidas.

Áreas de atuação: Meio ambiente

AGU, PGE e AL: pareceres jurídicos defendem lei antipulverização aérea

24/06/19 15:00

No último dia 14, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou parecer para o STF defendendo a Lei Zé Maria do Tomé (lei estadual 16.820/19) , que proíbe a pulverização área de agrotóxicos no Ceará. PGE e Procuradoria da AL também se manifestaram em defesa da lei.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Vitória da luta ambientalista: ARIE das Dunas do Cocó continua em vigor

13/06/19 13:15

Na última quarta-feira (12), o desembargador Francisco Glaydson Pontes confirmou decisão liminar proferida pela 15a. Vara da Fazenda Pública que manteve em vigor a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Cocó.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Comunidades cobram providências sobre barragem do Cocó

04/06/19 09:20

Os impactos socioambientais das enchentes às famílias residentes nas comunidades do São Cristovão e do Conjunto Palmeiras e a situação da barragem do rio Cocó foram debatidas em audiência pública, nesta segunda-feira (03/06), no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. O debate foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da AL, em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Mulher, Juventude, Idoso da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Áreas de atuação: Meio ambiente