Renato Roseno integra comissões de Direitos Humanos, da Infância e Adolescência e do Meio Ambiente

11/02/15 14:00

Renato Roseno foi o único deputado a lançar candidatura para a presidência de uma comissão. Ele se candidatou ao comando da Comissão de Direitos Humanos, mas o eleito foi Zé Ailton Brasil. O parlamentar do PSOL não compôs bloco partidário e já não havia votado na chapa única para a Mesa Diretora, cujo acordo de formação estendeu-se para as presidências de comissões.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância, Meio ambiente

Renato Roseno se candidata a presidente da Comissão de Direitos Humanos e questiona arranjos políticos

11/02/15 11:00

O parlamentar do PSOL não foi eleito, mesmo tendo mais de 20 anos de militância na área de direitos humanos. Ele expôs a contradição na indicação das presidências das comissões técnicas da Assembleia Legislativa, que se dá por arranjo político, para acomodação dos blocos partidários, em função dos acordos para a composição da Mesa Diretora.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Carta Pública à Assembleia Legislativa: em defesa da democracia, do Estado laico e dos direitos humanos

10/02/15 16:23

Com a polêmica em torno da indicação da deputada estadual Dra. Silvana (PMDB) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, instituições divulgam documento afirmando que o colegiado deve ser ocupado por quem tem afinidade e respeite a pluralidade dos diferentes sujeitos e modos de vida.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Participação popular, Política

Conselho de Direitos Humanos do México recebe Renato Roseno para palestra sobre infância e adolescência

09/02/15 09:00

O evento deve reunir representantes de 70 organizações mexicanas da sociedade civil, envolvidos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para debate sobre a implementação no México da Lei Geral de Direitos de Crianças e Adolescentes. A lei equivale ao Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância

Movimento de luta contra a Aids repudia indicação de deputada para Comissão de Direitos Humanos

08/02/15 10:00

Instituições consideram um retrocesso a indicação de Dra. Silvana para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará. Em nota de repúdio, afirmam que a parlamentar "sempre se posicionou em favor da homofobia e da redução da maioridade penal e de outras atitudes preconceituosas e discriminatórias".

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Participação popular

Parlamentar questiona critérios para ocupação das comissões e da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

07/02/15 20:00

No entendimento do deputado Renato Roseno, a definição das vagas das comissões técnicas não deve levar em conta somente a lógica de partilha de poder entre os partidos. "Deveria levar em conta perfil e legitimidade junto aos principais setores da sociedade com os quais a comissão vai trabalhar", avalia.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Renato Roseno viaja ao México, a convite do Unicef, para falar sobre direitos humanos, infância e adolescência

06/02/15 10:00

O parlamentar do PSOL, que há mais de 20 anos atua como militante na área de direitos humanos, especialmente com as questões relacionadas a crianças e adolescentes, foi convidado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para falar da experiência brasileira com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância

Deputado do PSOL demarca posição em relação ao Governo: seremos duros, mas não desleais

05/02/15 10:00

Renato Roseno promete ser oposição ao modelo de desenvolvimento econômico impulsionado pelo Governo do Ceará, que pouco contribui para diminuir as desigualdades sociais. "Queremos ser uma voz em apoio às maiorias sociais". Ele questiona que as minorias econômicas tenham também muito poder político no Estado.

Áreas de atuação: Trabalho, Fiscalização e controle, Economia, Política

Renato Roseno toma posse para primeiro mandato como primeiro deputado do PSOL no Ceará

01/02/15 14:00

Em comunicado sobre a eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o parlamentar afirma que não faz parte de um suposto consenso que limita o debate sobre o papel do parlamento e sua condução. Ele participou da eleição, mas votou contra a chapa única e de maioria governista.

Áreas de atuação: PSOL, Política