Dia de São José: mais chuva e fartura no sertão também depende de melhor gestão das águas no Ceará

19/03/15 18:00

Na tradição popular, chuva no dia do padroeiro do Ceará traz o presságio de boa safra e mesa farta, mas o mandato do deputado Renato Roseno também chama a atenção para a necessidade de uma melhor gestão das águas disponíveis no Estado. A escassez hídrica não é um problema apenas dos baixos índices pluviométricos.

Áreas de atuação: Recursos hídricos, Agricultura, Agrotóxicos, Meio ambiente

Violações de direitos e problemas no funcionamento das unidades de internação de adolescentes em debate

16/03/15 15:00

A situação do sistema socioeducativo do Ceará e as graves violações de direitos de adolescentes privados de liberdade foram denunciadas à Organização dos Estados Americanos (OEA) no dia 3 de março. Proposta de audiência pública na Assembleia Legislativa foi apresentada pelo deputado Renato Roseno (PSOL).

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude, Adolescência, Justiça, Segurança pública

Projeto de Iniciativa Popular busca tornar o sistema eleitoral brasileiro mais democrático

13/03/15 10:00

Os quatro pontos principais do projeto são a proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento democrático; as eleições proporcionais em dois turnos; a paridade de gênero na lista pré-ordenada; e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Áreas de atuação: Participação popular, Democracia, Política

Lagoa de Jijoca: aprovado requerimento para criação do Comitê Gestor da Área de Proteção Ambiental

12/03/15 15:00

O deputado Renato Roseno argumenta que a ausência da portaria de criação do Comitê Gestor implica ineficácia da Área de Proteção Ambiental, impossibilidade de criação do Plano de Manejo e, portanto, de parâmetros de conservação e fiscalização. "Já 15 anos se passaram sem que o Comitê Gestor tampouco o Plano de Manejo fossem instituídos".

Áreas de atuação: Meio ambiente

Cotas nas instituições de ensino superior é um dos mecanismos de correção das injustiças sociais

12/03/15 14:36

O deputado Renato Roseno (PSOL) é favorável à política de cotas nas instituições de ensino superior e ao projeto de lei do deputado Zé Ailton Brasil (PP) que estabelece o mecanismo nas universidades públicas estaduais do Ceará. Proposta destina 45% das vagas para quem comprovar situação de pobreza e tiver cursado o ensino médio em escola pública.

Áreas de atuação: Juventude, Educação

Renato Roseno tem encontro marcado com jovens para diálogo e planejamento de ações do mandato

12/03/15 14:00

O parlamentar do PSOL estará nesse sábado, 14 de março, às 16 horas, no Cuca Mondubim. Em pouco mais de um mês de mandato, Renato Roseno tem denunciado que Fortaleza é a cidade brasileira com o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) e se posicionado contra a redução da idade penal de 18 para 16 anos.

Áreas de atuação: Juventude

Renato Roseno questiona tentativa de golpe, mas também as opções políticas e econômicas do governo

12/03/15 13:40

Deputado do PSOL conclama o Ceará a apoiar a Frente pelas Reformas Populares. Ele se junta à Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que encampa o Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política e Democrática. A coalizão envolve a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Áreas de atuação: PSOL, Democracia, Política

Parlamentar do PSOL defende instalação de CPI para investigar irregularidades na obra do Acquário

11/03/15 15:00

Renato Roseno volta a defender CPI ao tomar conhecimento de que o desarquivamento de inquérito sobre improbidade relativo à obra voltará à pauta do Colégio de Procuradores do Ministério Público Estadual somente em abril. A procuradora Rosemary Brasileiro, que havia pedido duas vezes mais tempo para fundamentar o voto sobre a investigação, entrou em férias.

Áreas de atuação: Economia, Fiscalização e controle

Agora vai? Reforma da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel em compasso de espera

10/03/15 14:24

O secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, anunciou na Assembleia Legislativa que o governador Camilo Santana vai assinar a Ordem de Serviço no Dia do Bibliotecário, 12 de março. O deputado Renato Roseno já havia questionado duas vezes em plenário a suspensão do atendimento, sem que as obras tenham sido sequer iniciadas.

Áreas de atuação: Cultura, Educação

Audiência pública debate corte de bolsas e fortalecimento da assistência estudantil na Unilab

09/03/15 14:00

Estudantes brasileiros e africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira estão sendo prejudicados com o corte de bolsas de assistência estudantil. Eles passam por dificuldades para o pagamento de despesas com alimentação, deslocamento, aluguel, aquisição de livros, fotocópias de material didático, entre outras.

Áreas de atuação: Educação