Carnaval deve preservar o sentido mais genuíno da festa: alegria, brincadeira, diversão e congraçamento

14/02/15 14:00

Duas máscaras coloridas usadas em fantasias de Carnaval

É tempo de brincar o Carnaval! O mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) deseja que essa grande festa popular preserve o seu sentido mais genuíno: a brincadeira, a alegria, a diversão e o congraçamento.

Para denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes, vale lembrar do Disque 100 ou Disque Direitos Humanos. O telefone é um serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República destinado a receber demandas relativas a violações de direitos humanos, em especial aquelas que atingem populações com maior vulnerabilidade.

O Disque 100 funciona durante 24 horas, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil por meio de discagem direta e gratuita, via telefone fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas. Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui.

Para que o Carnaval continue sendo uma grande celebração da alegria, é fundamental também respeitar a opinião, o corpo e a autonomia das mulheres. Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, a qualquer época do ano, pelo Ligue 180. É um canal direto e gratuito de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o Brasil.

Criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Ligue 180 é um disque-denúncia com capacidade de envio das queixas para os órgãos de Segurança Pública e cópia para o Ministério Público da respectiva unidade da federação. Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui.

Na hora da folia e ao longo de todo o ano, é importante cuidar da saúde. Manter relações sexuais com camisinha previne doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez não planejada. E folia boa mesmo é sem o uso abusivo de drogas. O lembrete "se for dirigir, não beba" é sempre válido. O mandato aproveita para lembrar também que, quem for pegar a estrada, deve verificar as condições do veículo, não exceder os limites de velocidade e nem guiar na contramão. E bom Carnaval!

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Saúde, Adolescência, Cultura, Infância, Mulheres