Questão de Ordem: Renato Roseno fala sobre infância e adolescência, escassez hídrica e crise política

11/02/15 21:00

Renato Roseno fala na tribuna da Assembleia Legislativa

De Renato para Renato. O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) foi entrevistado nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, no programa Questão de Ordem, da TV Assembleia, pelo apresentador Renato Abreu. O deputado falou sobre infância e adolescência, direitos humanos, escassez hídrica, crise e reforma política, entre outros assuntos.

"Quando falamos em direitos, temos de falar em direitos gerais e também em direitos especiais", afirmou o deputado, ao se referir aos setores mais excluídos e oprimidos da sociedade, citando crianças e adolescentes, idosos, negros, pessoas com deficiência, gays e lésbicas, entre outros.

Em relação a políticas para infância e adolescência, propostas às quais ele vem se dedicando ao longo dos últimos 20 anos, o parlamentar do PSOL defendeu que poder público e sociedade devem "dar as condições para que a criança não seja só um projeto de futuro, mas um exercício de presente". Ao falar sobre a questão da violência praticada por adolescentes e jovens a partir de experiências exitosas dentro e fora do Brasil, o deputado afirmou que "prevenir é melhor e muito barato" do que reduzir a idade penal de 18 para 16 anos, como tem sido cada vez mais defendido,

Renato Roseno também foi questionado sobre o ciclo de governos do PT, partido do qual fez parte antes de se filiar ao PSOL. "A incoerência não foi ruim só para o PT, foi ruim para o Brasil", avaliou , sobre a descrença política que se agravou a partir das contradições do governo petista em relação ao ideário do partido antes de chegar ao poder.

Primeiro deputado estadual do PSOL no Ceará, exercendo também o primeiro mandato político, Renato Roseno lamenta que em 2014, o Governo Federal tenha destinado 45% do Orçamento Geral da União apenas para o pagamento da dívida pública. "Nunca antes na história deste país, os bancos ganharam tanto", afirmou, utilizando uma expressão bastante utilizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Analisando o cenário local e a escassez hídrica que afeta o Ceará, o parlamentar questionou o Executivo e o Legislativo ao mesmo tempo. "A termelétrica do Pecém, com autorização da Assembleia, recebe desconto de 50% na tarifa de água, gastando 6% da água do Estado e gerando apenas 398 empregos". Renato Roseno lamenta os benefícios concedidos a grandes empreendimentos no Estado.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância, Recursos hídricos, Economia, Política