Estudantes de Comunicação Social entrevistam Renato Roseno: "seguimos sendo um ponto fora da curva"

28/10/15 15:50

Conjuntura nacional, reforma política, rotinas do mandato, redução da idade penal, crise no sistema socioeducativo... Não faltou assunto na entrevista que o deputado estadual Renato Roseno deu para os estudantes da Estácio FIC, uma das atividades da agenda do mandato nesta última semana de outubro.

Áreas de atuação: Adolescência

Mandato em Itapipoca, por uma política energética sustentável, democrática e socialmente justa

23/10/15 16:00

Privatização da terra e da água, perda do território das comunidades tradicionais, impacto na paisagem, poluição sonora e aumento da violência contra a mulher e da exploração sexual infanto-juvenil estão associados à implantação de parques eólicos no Ceará. Ao contrário dos países europeus, as eólicas no Brasil são fonte complementar e não alternativa.

Áreas de atuação: Adolescência

Mandato pressiona por decretação de estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará

21/10/15 14:49

No período de 14 a 21 de outubro, foram mais de dez incidentes, entre rebeliões, motins e fugas, em cinco dos sete centros socioeducativos de Fortaleza. Há denúncias de tortura, ação truculenta da Polícia Militar e violação de direitos básicos, como acesso a água e alimentação. Superlotação supera 660% em um dos centros.

Áreas de atuação: Adolescência

Programa policial não é jornalístico, é entretenimento grotesco e sensacionalista, afirma pesquisadora

16/10/15 16:09

Professora Inês Vitorino, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim), questiona que os programas policiais utilizem a dor e o sofrimento das pessoas como negócio. Ela participou de audiência pública sobre programas policiais na abertura da Semana pela Democratização da Comunicação em Fortaleza.

Áreas de atuação: Adolescência

Café com Política sobre 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: só a luta efetiva os direitos

14/10/15 22:00

Encontro com movimentos de infância discute o Estatuto da Criança e do Adolescente: conquistas e desafios. "É preciso recuperar a utopia de que o outro importa, reescrever os direitos humanos, não mais aqueles dos anos 80 em que "meu direito termina onde o seu começa". O meu direito está em você e o seu direito em mim", propõe Renato Roseno.

Áreas de atuação: Adolescência

Dia da Juventude: contra o extermínio e por uma vida livre, plena e cheia de oportunidades

22/09/15 15:00

Em Fortaleza, muitos adolescentes não vão se tornar jovens porque a taxa de assassinatos na população de 12 a 18 anos é a maior do Brasil. A capital do Ceará tem o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) - 9,92 mortes para cada grupo de mil, conforme o levantamento realizado pelo Programa de Redução da Violência Letal, do Governo Federal

Áreas de atuação: Adolescência

Diálogos em Rede: mandato promove discussão na internet sobre a crise no Sistema Socioeducativo

14/09/15 13:28

As violações de direitos humanos no Sistema Socioeducativo do Ceará envolvem casos de tortura, tratamento cruel e até estupro e assassinato. Nos centros de internação de adolescentes, os problemas se ampliam com a estrutura física insuficiente, a superlotação e a falta d’água, levando a rebeliões, fugas e interdições judiciais.

Áreas de atuação: Adolescência

Mandato do deputado estadual Renato Roseno visita Cariús, Iguatu e Quixelô, no Centro-Sul do Ceará

16/08/15 20:00

Nos três municípios, o mandato participou de debate sobre redução da idade penal, visita à ocupação pelo direito à moradia, conversa sobre a escassez de água e discussão sobre o processo de organização e atuação do PSOL e sobre a crise social, política e econômica brasileira. É a quarta viagem do mandato ao Centro-Sul do Estado.

Áreas de atuação: Adolescência

Índice de Homicídios na Adolescência é tema de audiência pública. Fortaleza tem mais vítimas

10/07/15 16:00

Fortaleza tem o maior índice de assassinatos de adolescentes do Brasil. O mais recente levantamento realizado pelo Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), aponta que o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) é de 9,92 por grupo de mil pessoas na faixa etária de 12 a 18 anos.

Áreas de atuação: Adolescência

Criança não é de rua. Assembleia Legislativa do Ceará discute em audiência pública um problema nacional

28/05/15 10:00

A audiência pública debaterá os resultados do II Seminário da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua, realizado em março de 2015, em Brasília, pela Campanha Nacional Criança Não é de Rua. No Brasil, milhares de crianças e adolescentes vivem nas ruas, sob todas as formas de violação de direitos humanos.

Áreas de atuação: Adolescência