Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher: pelo direito à vida, vamos transformar a dor em luta

25/11/15 19:00

25 de novembro foi estabelecido como o Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher no 1º Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1981, em homenagem às irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza Mirabal, militantes de oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, brutalmente assassinadas em 1960.

Áreas de atuação: Justiça

Chacina em Fortaleza: por apuração imediata, proteção às famílias das vítimas e não ao toque de recolher

13/11/15 18:37

Um dia depois da chacina que deixou pelo menos 12 mortos na Grande Messejana, o deputado estadual Renato Renato divulga vídeo com reflexões sobre o estado de violência pelo qual passamos. Fortaleza é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídios na população em geral e entre adolescentes.

Áreas de atuação: Justiça

"A violência no sistema de privação de liberdade tem resultado aqui do lado de fora”, diz Renato Roseno

11/11/15 13:16

Na última sexta-feira, 6 de novembro, a situação de colapso no Sistema Socioeducativo cearense se agravou. Durante o conflito nos Centros Educacionais São Francisco e São Miguel, quatro adolescentes foram atingidos por arma de fogo e um deles faleceu. As unidades, cuja capacidade era de 60 vagas cada uma, tinham cerca de 300 internos.

Áreas de atuação: Justiça

Adolescente morto em Fortaleza expõe a extrema gravidade da crise no Sistema Socioeducativo do Ceará

07/11/15 11:57

Nova rebelião, muita destruição e dois adolescentes feridos à bala. Foi o que se viu na tarde dessa sexta-feira, 6 de novembro, em duas unidades do Sistema Socioeducativo do Ceará. Um dos adolescentes não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia. "Ou o governador toma as providências ou a situação vai piorar", aponta Renato Roseno.

Áreas de atuação: Justiça

Ceará: organizações e parlamentares denunciam situação de caos nos centros de internação de adolescentes

06/11/15 14:41

Decretação do estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará é uma das reivindicações da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. "O Estado não tem, hoje, capacidade de gestão do sistema. O Governo perdeu essa capacidade e, por isso, é fundamental reconhecer o estado de emergência", afirma o deputado Renato Roseno.

Áreas de atuação: Justiça

Centros para adolescentes são piores que unidades prisionais: situação vexatória para Governo do Ceará

05/11/15 14:13

Deputado Renato Roseno repercute em plenário a visita ao Ceará feita pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Direitos Humanos para averiguar o colapso no Sistema Socioeducativo do Estado. Unidades internam adolescentes autores de ato infracional.

Áreas de atuação: Justiça

Sistema Socioeducativo: conselhos nacionais visitam o Ceará para averiguar colapso nos centros de adolescentes

03/11/15 13:13

Crise no Sistema Socioeducativo do Ceará faz com que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) visitem o Estado. Conselhos participam de inspeção nas unidades de internação de adolescentes autores de ato infracional e de audiência pública na Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Justiça

Renato Roseno questiona criminalização das lutas sociais e judicialização da política

21/10/15 15:32

Deputado manifesta apoio e solidariedade ao presidente e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Limoeiro do Norte, José Aristides e Reginaldo Araújo, alvos de uma representação judicial movida pelo prefeito Paulo Duarte. Os sindicalistas criticaram o gestor municipal porque os servidores estão com os salários atrasados.

Áreas de atuação: Justiça

Mandato pressiona por decretação de estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará

21/10/15 14:49

No período de 14 a 21 de outubro, foram mais de dez incidentes, entre rebeliões, motins e fugas, em cinco dos sete centros socioeducativos de Fortaleza. Há denúncias de tortura, ação truculenta da Polícia Militar e violação de direitos básicos, como acesso a água e alimentação. Superlotação supera 660% em um dos centros.

Áreas de atuação: Justiça

Cadê João Paulo? Mandato participa de ato público em Maracanaú sobre desaparecimento de jovem frentista

19/10/15 17:42

Com uma trajetória em defesa dos direitos humanos e de denúncia da violência policial, Renato Roseno compareceu ao ato organizado por familiares, amigos e vizinhos do frentista de posto de combustíveis, João Paulo Souza Rodrigues. O jovem está desaparecido desde o dia 30 de setembro.

Áreas de atuação: Justiça