AL aprova projeto de indicação para criação de delegacias de crimes cibernéticos

31/07/20 13:00

O Ceará poderá ganhar uma Delegacia Especializada de Combate à Crimes Cibernéticos, com a finalidade de combater todos os crimes praticados por meio digital contra pessoas físicas ou jurídicas. É o que prevê o projeto de indicação (92/20), de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), aprovado na última quinta-feira (30).

Áreas de atuação: Segurança pública

Audiência virtual discute campanha "Sinal Vermelho", de combate à violência contra a mulher

22/07/20 18:00

A importância da ampliação e divulgação da campanha Sinal Vermelho, que busca incentivar denúncias de violência doméstica contra mulheres com o apoio de farmácias, foi destaque na audiência pública realizada nesta quarta-feira (22/07), de forma virtual, pela Comissão de Diretos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Segurança pública

Rede de observatórios divulga relatório que aponta o racismo como motor da violência

14/07/20 12:00

A Rede de Observatórios da Segurança divulga nesta terça-feira, 14 de julho, a publicação "Racismo, motor da violência",Resultado de um ano de monitoramento em cinco estados brasileiros, o boletim analisa mais de 12.500 registros de eventos relacionados à segurança pública e à violência em cinco estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Áreas de atuação: Segurança pública

Renato participa de inspeções por videoconferências em unidades prisionais do Ceará

07/07/20 17:41

Juízes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e da Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza estão realizando inspeções por meio de videoconferência. Nesta terça-feira (07/07), foi a vez da Unidade Prisional José Sobreira de Amorim, localizada em Itaitinga.

Áreas de atuação: Segurança pública

Renato pede providências sobre contratos irregulares denunciados pelo The Intercept

07/07/20 17:28

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) pediu providências sobre a denúncia trazida por reportagem do portal The Intercept Brasil a respeito de irregularidades em contratos de fornecimento de alimentação para as unidades prisionais cearenses. Em ofícios dirigidos ao Ministério Público Estadual, à Controladoria Geral do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado, o parlamentar pede a investigação do caso e a responsabilização dos envolvidos.

Áreas de atuação: Segurança pública

Relatório aponta número de homicídios de jovens nos primeiros quatro meses do ano

24/06/20 11:59

Relatório do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará apontou que foram registrados no estado 286 assassinatos de jovens entre 10 e 19 anos no período de janeiro a abril deste ano, resultando em uma média de 2,36 mortes por dia.

Áreas de atuação: Segurança pública

Comitê da Assembleia pesquisa aumento da violência letal contra meninas no CE

28/04/20 12:30

A violência letal contra meninas de 10 a 19 anos é tema da nova pesquisa de campo do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa. O resultado do estudo vai ser reunido em três cadernos, o primeiro deles a ser publicado em maio e que funcionarão como uma importante ferramenta no enfrentamento ao homicídio de meninas no Ceará.

Áreas de atuação: Segurança pública

Contaminação nas prisões é pena de morte, denunciam entidades

26/03/20 19:00

Em documento lançado nessa quinta-feira (26), o Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará e a Frente Estadual pelo Desencarceramento denunciam a situação da população carcerária e do sistema socioeducativo frente ao avanço da crise do Coronavírus no Estado.

Áreas de atuação: Segurança pública

Paralisação de policiais reafirma necessidade de mudanças na política de segurança

03/03/20 12:38

A recente paralisação dos policiais militares no Ceará traz algumas lições fundamentais para o debate sobre segurança pública. Tanto em relação às políticas que vem sendo adotadas reiteradamente no estado – com suas insuficiências, equívocos e inadequações; quanto no que diz respeito à necessidade urgente de uma nova agenda para a área.

Áreas de atuação: Segurança pública

Mortes violentas cresceram mais de 50% em 14 municípios cearenses

28/01/20 10:33

Apesar da redução no estado, municípios do interior do CE registraram aumento de mortes violentas em 2019; feminicídios também cresceram no período. Os dados foram levantados pela Rede de Observatórios da Segurança.

Áreas de atuação: Segurança pública