Programa policial não é jornalístico, é entretenimento grotesco e sensacionalista, afirma pesquisadora

16/10/15 16:09

Professora Inês Vitorino, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim), questiona que os programas policiais utilizem a dor e o sofrimento das pessoas como negócio. Ela participou de audiência pública sobre programas policiais na abertura da Semana pela Democratização da Comunicação em Fortaleza.

Áreas de atuação: Segurança pública

Dia da Juventude: contra o extermínio e por uma vida livre, plena e cheia de oportunidades

22/09/15 15:00

Em Fortaleza, muitos adolescentes não vão se tornar jovens porque a taxa de assassinatos na população de 12 a 18 anos é a maior do Brasil. A capital do Ceará tem o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) - 9,92 mortes para cada grupo de mil, conforme o levantamento realizado pelo Programa de Redução da Violência Letal, do Governo Federal

Áreas de atuação: Segurança pública

Diálogos em Rede: mandato promove discussão na internet sobre a crise no Sistema Socioeducativo

14/09/15 13:28

As violações de direitos humanos no Sistema Socioeducativo do Ceará envolvem casos de tortura, tratamento cruel e até estupro e assassinato. Nos centros de internação de adolescentes, os problemas se ampliam com a estrutura física insuficiente, a superlotação e a falta d’água, levando a rebeliões, fugas e interdições judiciais.

Áreas de atuação: Segurança pública

Desmilitarização da polícia e da política: uma resposta que virá das ruas. Livro será lançado em Fortaleza

21/08/15 12:39

Com 184 páginas, o livro tem ilustrações de Paloma Franca, prefácio de Jorge Souto Maior e textos organizados pelo educador Givanildo Manoel, ativista de direitos humanos há 32 anos. Militantes, coletivos, movimentos sociais e pesquisadores fazem um debate sobre a desmilitarização da polícia e da política por diversos ângulos.

Áreas de atuação: Segurança pública

Índice de Homicídios na Adolescência é tema de audiência pública. Fortaleza tem mais vítimas

10/07/15 16:00

Fortaleza tem o maior índice de assassinatos de adolescentes do Brasil. O mais recente levantamento realizado pelo Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), aponta que o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) é de 9,92 por grupo de mil pessoas na faixa etária de 12 a 18 anos.

Áreas de atuação: Segurança pública

Da violência social ao encarceramento: discutindo o Estado brasileiro. Café e Filosofia recebe Renato Roseno

07/07/15 11:00

Projeto do Sesc Ceará promove conversa com o deputado estadual Renato Roseno, uma oportunidade de diálogo sobre temas da política criminal, como Direito Penal, sociedade de controle e outras formas de gestão dos conflitos sociais. O debate será realizado a partir das 18 horas, na unidade Sesc Centro - Rua 24 de Maio, 692.

Áreas de atuação: Segurança pública

Mandato de ideias e iniciativas: em defesa de políticas para a juventude e por uma visão ampliada sobre as drogas

11/05/15 18:15

O deputado Renato Roseno acrescentou dispositivo à mensagem do Governo para instituir o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas e a previsão de que a Política Estadual sobre Drogas deve contemplar prevenção, tratamento, atenção e reinserção social, de forma descentralizada e intersetorial, atendendo a peculiaridades locais e dando prioridade aos territórios mais vulneráveis.

Áreas de atuação: Segurança pública

Mandato de ideias e iniciativas: ações para fortalecer a segurança pública devem contemplar proteção dos cidadãos

08/05/15 21:00

Deputado Renato Roseno avalia que as promoções de militares são apenas o primeiro passo das mudanças que precisam ser feitas na área da segurança pública envolvendo diretamente os agentes. "Remuneração digna é o que defendemos, com carreira única, corpo único, carreira de Estado, ciclo completo, desmilitarização".

Áreas de atuação: Segurança pública

Mandato de ideias e iniciativas: para beneficiar mulheres, projeto amplia licença-paternidade e regulamenta em caso de adoção

08/05/15 15:00

O Ceará ocupa o sexto lugar no Brasil e o terceiro no Nordeste onde mais morrem mulheres e registra, em média, cinco crimes sexuais por dia, mas tem delegacias especializadas em apenas nove municípios, quando deveria ter em 23. Projeto regulamenta licença-adotante independentemente de gênero e orientação sexual.

Áreas de atuação: Segurança pública

Mandato de ideias e iniciativas: Sistema Socioeducativo, violência institucional e direitos humanos em pauta

06/05/15 18:19

Pronunciamentos em plenário, visita a centro de internação de adolescentes, audiência pública, reunião com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social e seminário com representantes de movimentos sociais fazem parte do conjunto de iniciativas do deputado Renato Roseno na área de direitos humanos nos três primeiros meses de mandato.

Áreas de atuação: Segurança pública