"A violência no sistema de privação de liberdade tem resultado aqui do lado de fora”, diz Renato Roseno

11/11/15 13:16

Na última sexta-feira, 6 de novembro, a situação de colapso no Sistema Socioeducativo cearense se agravou. Durante o conflito nos Centros Educacionais São Francisco e São Miguel, quatro adolescentes foram atingidos por arma de fogo e um deles faleceu. As unidades, cuja capacidade era de 60 vagas cada uma, tinham cerca de 300 internos.

Áreas de atuação: Segurança pública

Adolescente morto em Fortaleza expõe a extrema gravidade da crise no Sistema Socioeducativo do Ceará

07/11/15 11:57

Nova rebelião, muita destruição e dois adolescentes feridos à bala. Foi o que se viu na tarde dessa sexta-feira, 6 de novembro, em duas unidades do Sistema Socioeducativo do Ceará. Um dos adolescentes não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia. "Ou o governador toma as providências ou a situação vai piorar", aponta Renato Roseno.

Áreas de atuação: Segurança pública

Ceará: organizações e parlamentares denunciam situação de caos nos centros de internação de adolescentes

06/11/15 14:41

Decretação do estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará é uma das reivindicações da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. "O Estado não tem, hoje, capacidade de gestão do sistema. O Governo perdeu essa capacidade e, por isso, é fundamental reconhecer o estado de emergência", afirma o deputado Renato Roseno.

Áreas de atuação: Segurança pública

Centros para adolescentes são piores que unidades prisionais: situação vexatória para Governo do Ceará

05/11/15 14:13

Deputado Renato Roseno repercute em plenário a visita ao Ceará feita pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Direitos Humanos para averiguar o colapso no Sistema Socioeducativo do Estado. Unidades internam adolescentes autores de ato infracional.

Áreas de atuação: Segurança pública

Sistema Socioeducativo: conselhos nacionais visitam o Ceará para averiguar colapso nos centros de adolescentes

03/11/15 13:13

Crise no Sistema Socioeducativo do Ceará faz com que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) visitem o Estado. Conselhos participam de inspeção nas unidades de internação de adolescentes autores de ato infracional e de audiência pública na Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Segurança pública

Mandato pressiona por decretação de estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará

21/10/15 14:49

No período de 14 a 21 de outubro, foram mais de dez incidentes, entre rebeliões, motins e fugas, em cinco dos sete centros socioeducativos de Fortaleza. Há denúncias de tortura, ação truculenta da Polícia Militar e violação de direitos básicos, como acesso a água e alimentação. Superlotação supera 660% em um dos centros.

Áreas de atuação: Segurança pública

Cadê João Paulo? Mandato participa de ato público em Maracanaú sobre desaparecimento de jovem frentista

19/10/15 17:42

Com uma trajetória em defesa dos direitos humanos e de denúncia da violência policial, Renato Roseno compareceu ao ato organizado por familiares, amigos e vizinhos do frentista de posto de combustíveis, João Paulo Souza Rodrigues. O jovem está desaparecido desde o dia 30 de setembro.

Áreas de atuação: Segurança pública

Programa policial não é jornalístico, é entretenimento grotesco e sensacionalista, afirma pesquisadora

16/10/15 16:09

Professora Inês Vitorino, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim), questiona que os programas policiais utilizem a dor e o sofrimento das pessoas como negócio. Ela participou de audiência pública sobre programas policiais na abertura da Semana pela Democratização da Comunicação em Fortaleza.

Áreas de atuação: Segurança pública

Dia da Juventude: contra o extermínio e por uma vida livre, plena e cheia de oportunidades

22/09/15 15:00

Em Fortaleza, muitos adolescentes não vão se tornar jovens porque a taxa de assassinatos na população de 12 a 18 anos é a maior do Brasil. A capital do Ceará tem o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) - 9,92 mortes para cada grupo de mil, conforme o levantamento realizado pelo Programa de Redução da Violência Letal, do Governo Federal

Áreas de atuação: Segurança pública

Diálogos em Rede: mandato promove discussão na internet sobre a crise no Sistema Socioeducativo

14/09/15 13:28

As violações de direitos humanos no Sistema Socioeducativo do Ceará envolvem casos de tortura, tratamento cruel e até estupro e assassinato. Nos centros de internação de adolescentes, os problemas se ampliam com a estrutura física insuficiente, a superlotação e a falta d’água, levando a rebeliões, fugas e interdições judiciais.

Áreas de atuação: Segurança pública