Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência: seleção para contratar 24 pesquisadores

26/01/16 19:00

O período de inscrições se estende até o próximo domingo, 31 de janeiro. Os interessados devem ter diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento e enviar o currículo (Vitae ou Lattes) para o e-mail comite.ccpha@al.ce.gov.br. Os pesquisadores selecionados deverão cumprir 30 horas semanais de trabalho e receber remuneração mensal no valor de R$ 2.600,00.

Áreas de atuação: Segurança pública

Violência sexual: denúncias para 180 revelam que uma mulher é estuprada no Brasil a cada três horas

25/01/16 21:00

Denunciar pode ser difícil para as mulheres que sofreram a violência, mas é fundamental no enfrentamento à impunidade. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforça que o depoimento da vítima serve como prova do crime. A responsabilização do agressor é também importante para evitar que ele volte a praticar o estupro, atingindo outras mulheres.

Áreas de atuação: Segurança pública

Comissão Interamericana de Direitos Humanos impõe medida ao Brasil por violações a adolescentes no Ceará

22/01/16 21:00

O mecanismo de medidas cautelares é adotado em situações de gravidade ou urgência, que possam significar dano irreparável às pessoas. A intervenção do Sistema Interamericano representa, além das possibilidades diversas de sanção, a constatação pública, em âmbito internacional, de práticas violadoras de direitos humanos, por ação ou omissão.

Áreas de atuação: Segurança pública

Chacina em Fortaleza: dois meses depois, ainda esperamos o fim das investigações, a verdade e a justiça

11/01/16 14:02

‪Para a sociedade não esquecer a maior chacina já registrada no Ceará, dois meses depois da sequência de assassinatos, o mandato do deputado estadual Renato Roseno volta a cobrar do Governo do Estado a conclusão das investigações e a responsabilização dos autores. O mandato também pede proteção às famílias das vítimas.

Áreas de atuação: Segurança pública

Marcelo Freixo: É perigoso defender a tolerância, o amor ao próximo e o perdão quando o ódio é tão banal

23/12/15 08:20

Em texto publicado na Folha de São Paulo, o deputado estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, faz e provoca reflexões. "O Cristo bíblico foi um dos primeiros e mais inspiradores defensores dos direitos humanos e morreu por isso. Foi perseguido, supliciado e executado pelo Império Romano para servir de exemplo".

Áreas de atuação: Segurança pública

Chacina em Messejana: Renato Roseno volta a cobrar respostas efetivas às famílias das vítimas e à sociedade

11/12/15 18:00

A linha de investigação que vem ganhando mais força é de que as mortes foram por vingança pelo assassinato de um policial militar na noite no dia 11 de novembro. Nas horas seguintes, entrando pela madrugada do dia 12, aconteceram 12 execuções na região da Grande Messejana - no Curió, na Lagoa Redonda e no Guajeru.

Áreas de atuação: Segurança pública

Assembleia Legislativa lança Comitê Cearense pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência

11/12/15 15:12

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado e coordenação técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os deputados estaduais Ivo Gomes e Renato Roseno serão presidente e relator do comitê, respectivamente. O coordenador do Unicef para Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar, também integrará o comitê.

Áreas de atuação: Segurança pública

Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher: pelo direito à vida, vamos transformar a dor em luta

25/11/15 19:00

25 de novembro foi estabelecido como o Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher no 1º Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1981, em homenagem às irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza Mirabal, militantes de oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, brutalmente assassinadas em 1960.

Áreas de atuação: Segurança pública

Marcha das Mulheres Negras: dez mil participantes se reúnem em Brasília contra o racismo e a violência

19/11/15 01:40

A violência contra mulheres negras faz com o que o Brasil ocupe a quinta posição em ranking de assassinatos de mulheres, entre 83 países, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os homicídios de mulheres negras cresceram 54,2% em dez anos, enquanto o índice de mortes violentas de mulheres brancas diminuiu 9,8%, segundo o Mapa da Violência 2015.

Áreas de atuação: Segurança pública

Chacina em Fortaleza: por apuração imediata, proteção às famílias das vítimas e não ao toque de recolher

13/11/15 18:37

Um dia depois da chacina que deixou pelo menos 12 mortos na Grande Messejana, o deputado estadual Renato Renato divulga vídeo com reflexões sobre o estado de violência pelo qual passamos. Fortaleza é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídios na população em geral e entre adolescentes.

Áreas de atuação: Segurança pública