Acquario do Ceará: empreendimento do Governo do Estado deságua em equívocos e irregularidades

19/02/15 21:23

O Colégio de Procuradores da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará se reúne no dia 25 de fevereiro para deliberar sobre o desarquivamento de inquérito sobre improbidade relativo ao empreendimento no âmbito do Ministério Público Estadual. O deputado Renato Roseno solicita informações ao secretário do Turismo sobre a paralisação da obra.

Áreas de atuação: Fiscalização e controle

Veículo Leve sobre Trilhos e direito à moradia em discussão na Assembleia Legislativa: para onde vamos?

19/02/15 20:00

A obra deveria estar pronta desde junho de 2013, ainda para a Copa das Confederações, mas não foi finalizada nem para a Copa do Mundo, um ano depois, e ainda se encontra com apenas 50% dos trabalhos concluídos, pois está paralisada desde junho de 2014. Apesar disso, os imóveis de centenas de famílias foram desapropriados.

Áreas de atuação: Mobilidade, Moradia

Carnaval deve preservar o sentido mais genuíno da festa: alegria, brincadeira, diversão e congraçamento

14/02/15 14:00

Por um Carnaval com alegria e respeito, Disque 100 para denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes e Ligue 180 para denunciar a violência contra a mulher. Na hora da folia e ao longo de todo o ano, é importante manter relações sexuais com camisinha, evitar o uso abusivo de drogas e respeitar os limites de velocidade no trânsito.

Áreas de atuação: Adolescência, Cultura, Direitos Humanos, Infância, Mulheres, Saúde

Agricultura irrigada e indústria gastam 88% das águas do Ceará, abastecimento público consome apenas 7%

13/02/15 19:00

Dois terços do território cearense estão sem cobertura de tratamento de esgoto, mesmo que a Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas considerem que o acesso à água potável é um direito humano. Em seu primeiro pronunciamento como deputado estadual, Renato Roseno questiona a gestão das águas no Ceará.

Áreas de atuação: Agrotóxicos, Meio ambiente, Recursos hídricos

Primeiro voto pela cultura. Renato Roseno questiona falta de planejamento do Governo do Estado

12/02/15 16:00

O parlamentar do PSOL se juntou a outros 13 deputados que defenderam a votação de uma emenda a projeto governamental que autoriza a transferência de recursos para programas na área cultural. Ao defender a valorização da Cultura, ele denunciou que a Biblioteca Pública está fechada desde 24 de fevereiro de 2014 para uma reforma que nem começou.

Áreas de atuação: Cultura

Comissão de Direitos Humanos, em primeira reunião, aprova realização de seminário com movimentos sociais

12/02/15 12:34

A iniciativa é uma sinalização importante para a aproximação com os movimentos sociais organizados, pois o convite à participação no seminário será feito a instituições que subscreveram carta pública à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará propondo plataforma para a atuação do colegiado, além de outros segmentos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Participação popular

Questão de Ordem: Renato Roseno fala sobre infância e adolescência, escassez hídrica e crise política

11/02/15 21:00

Em entrevista ao programa Questão de Ordem, da TV Assembleia, o deputado do PSOL foi questionado sobre o ciclo de governos do PT. "A incoerência não foi ruim só para o PT, foi ruim para o Brasil", avaliou , sobre a descrença que se agravou a partir das contradições do governo petista em relação ao ideário do partido até chegar ao poder.

Áreas de atuação: Adolescência, Direitos Humanos, Economia, Infância, Política, Recursos hídricos

Renato Roseno integra comissões de Direitos Humanos, da Infância e Adolescência e do Meio Ambiente

11/02/15 14:00

Renato Roseno foi o único deputado a lançar candidatura para a presidência de uma comissão. Ele se candidatou ao comando da Comissão de Direitos Humanos, mas o eleito foi Zé Ailton Brasil. O parlamentar do PSOL não compôs bloco partidário e já não havia votado na chapa única para a Mesa Diretora, cujo acordo de formação estendeu-se para as presidências de comissões.

Áreas de atuação: Adolescência, Direitos Humanos, Infância, Meio ambiente

Renato Roseno se candidata a presidente da Comissão de Direitos Humanos e questiona arranjos políticos

11/02/15 11:00

O parlamentar do PSOL não foi eleito, mesmo tendo mais de 20 anos de militância na área de direitos humanos. Ele expôs a contradição na indicação das presidências das comissões técnicas da Assembleia Legislativa, que se dá por arranjo político, para acomodação dos blocos partidários, em função dos acordos para a composição da Mesa Diretora.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Carta Pública à Assembleia Legislativa: em defesa da democracia, do Estado laico e dos direitos humanos

10/02/15 16:23

Com a polêmica em torno da indicação da deputada estadual Dra. Silvana (PMDB) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, instituições divulgam documento afirmando que o colegiado deve ser ocupado por quem tem afinidade e respeite a pluralidade dos diferentes sujeitos e modos de vida.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Participação popular, Política