Aposentados: PL proíbe contratação de empréstimo por telefone

18/05/21 21:00

A pandemia registrou um aumento de 70% nas tentativas de golpes financeiros contra pensionistas e aposentados, geralmente idosos. Diante desta problemática, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou Projeto de Lei que trata da proibição de oferta e celebração, por ligação telefônica, de empréstimos de qualquer natureza, direcionada a esse público.

Áreas de atuação: Economia

Brasil precisa de mais políticas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/21 12:00

De 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do serviço Disque 100. Durante a pandemia, o número de casos vem crescendo, mas os orçamentos do governo federal destinados às políticas públicas de prevenção vem sendo reduzidos.

Áreas de atuação: Infância, Adolescência

Seminário marca passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

15/05/21 11:54

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará realiza no próximo dia 19 de maio, às 14h, o Seminário "Loucura não se prende: Direitos Humanos e Saúde Mental - Por um Ceará sem Manicômio Judiciário".

Áreas de atuação: Saúde

Proposta de Renato garante capacitação continuada a profissionais de segurança

15/05/21 10:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) incluiu no texto de uma mensagem de autoria do governo do Estado uma emenda que reforça a formação e a capacitação continuada de profissionais da área da segurança pública.

Áreas de atuação: Segurança pública

Aprovado o "Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política"

15/05/21 09:00

De autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e coautoria da deputada Augusta Brito (PCdoB), o PL tem o objetivo de realizar divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos públicos sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política nas cidades cearenses.

Áreas de atuação: Mulheres

Renato aprova emenda que incentiva integração do sistema cicloviário com o Metrofor

13/05/21 08:00

O Metrofor deverá incentivar e facilitar a integração entre diferentes meios de locomoção de passageiros, inclusive com o sistema cicloviário. É o que prevê uma emenda apresentada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e aprovada pela Assembleia Legislativa na última quinta-feira (6). A proposta foi inserida no texto da mensagem 53/2021, do Governo do Estado, que trata da concessão de subsídio tarifário no serviço público do transporte de passageiros explorados pelo Metrofor.

Áreas de atuação: Serviço Público

CDHC debate execução de despejos e remoções no Ceará durante a pandemia

12/05/21 12:06

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realizou na tarde dessa terça-feira, 11, reunião técnica remota para discutir sobre a execução de despejos, remoções e reintegrações de posse no Ceará durante a pandemia da Covid-19.

Áreas de atuação: Moradia

Leoas na linha de frente: mães que lutam pelos direitos dos filhos

09/05/21 09:00

Ser mãe é ocupar um lugar de luta. É se doar para ser caminho, afeto e cuidado na vida de outra pessoa. É, por vezes, ter de reivindicar sobre a desconstrução da ideia da “mulher guerreira”, pois há dias em que a luta não é alternativa, mas a única chance de sobrevivência.

Áreas de atuação: Mulheres

Projeto quer homenagear professor Gilmar de Carvalho com nome na Biblioteca Pública

04/05/21 12:00

A Biblioteca Pública do Estado poderá passar a se chamar Biblioteca Professor Gilmar de Carvalho. A proposta é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que apresentou projeto de lei sobre o tema na Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Cultura

1 de maio: trabalhadores querem vacina, renda básica, emprego e democracia

30/04/21 17:00

Resistir e lutar. Aos trabalhadores e as trabalhadoras, não há outra alternativa. O cenário deste 1o. de maio é de uma gravíssima crise sanitária, que já vitimou mais de 400 mil pessoas no Brasil; de um aprofundamento brutal da fome e do desemprego; e de um recrudescimento do autoritarismo bolsonarista

Áreas de atuação: Trabalho