Deputado participa da posse popular dos novos defensores públicos

21/01/21 17:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou nesta quinta-feira, 21, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, da posse popular dos quatro novos membros da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Recém-empossados pelo Egrégio Conselho Superior, Anderson Bezerra, Eduardo Veras, Mirian Araújo e Rafael Pereira foram hoje apresentados à sociedade civil organizada cearense, diante de quem assumiram o compromisso de trabalhar pelo acesso dos mais vulneráveis à Justiça e em prol dos direitos humanos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Relatório sobre políticas de proteção à mulher é entregue ao presidente da AL

23/12/20 14:00

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa apresentaram ao presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), o "Relatório das Visitas Técnicas à Rede de Proteção à Mulher - Cenário e Desafios das Políticas de Proteção”.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Projeto quer assegurar tradução em libras dos pronunciamentos oficiais no Ceará

22/12/20 10:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou o projeto de lei 326/20 que assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito à tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos pronunciamentos oficiais proferidos por agentes políticos do Estado do Ceará.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Trabalho de Irmã Inês em defesa dos mais pobres é celebrado na entrega do prêmio Frei Tito

11/12/20 16:00

Uma noite de reconhecimento e solidariedade. A entrega do Prêmio Frei Tito de Direitos Humanos, realizado na tarde desta quinta-feira, 10, na Praça do Ferreira, foi um momento de trocas e afetos ao rememorar a trajetória de Irmã Inês e seu trabalho abnegado em prol da população em situação de rua.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência completa cinco anos

11/12/20 15:00

Há cinco anos, no dia 11 de dezembro de 2015, era instalado na Assembleia Legislativa o Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A iniciativa nasceu com o apoio do Governo do Estado e coordenação técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e foi lançado com o objetivo de diagnosticar as causas dos assassinatos dos jovens entre 10 e 19 anos no Ceará e propor políticas públicas de enfrentamento dessa violência letal.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Dia Internacional dos Direitos Humanos reafirma luta em defesa da vida e da democracia

10/12/20 15:00

No dia internacional dos direitos humanos, um balanço das atividades do mandato É Tempo de Resistência ligadas ao tema. "Em tempos de avanços de ideologias autoritárias e antidemocráticas, em particular no Brasil de Bolsonaro, é fundamental a defesa dos direitos humanos. Não há sociedade democrática sem a defesa desses direitos”, afirma o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Seminário debate 20 anos de atuação do Escritório Frei Tito de Alencar

09/12/20 10:57

Referência na defesa dos direitos humanos no Ceará, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar fez 20 anos de atuação e celebrou a data com um seminário, nesta terça-feira (08/12), com o tema “Conjuntura atual e a defesa de direitos humanos”.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Prêmio Frei Tito faz homenagem "in memoriam" a Irmã Inês

08/12/20 16:46

"Nosso interesse é globalizar a caridade, para que ela e o amor permaneçam em todos". Carinhosamente chamada de "mãe dos pobres", Irmã Inês de Barros Lima escolheu como missão de vida a defesa e os cuidados com a população em situação de rua. Em reconhecimento ao seu trabalho assistencial e seu legado humanitário, na próxima quinta-feira, 10, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, faz uma homenagem "in memoriam" à religiosa com a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos. O evento será realizado às 16h, na Praça do Ferreira.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Seminário celebra 20 anos de atuação do Escritório Frei Tito de Alencar

07/12/20 14:19

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, realiza, na terça-feira (08/12), a partir das 16h, seminário que celebra seus 20 anos de atuação. O evento, que tem como tema “Conjuntura atual e a defesa de direitos humanos”, pode ser acompanhado pela TV Assembleia (31.1).

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Escritório Frei Tito abre seleção pública para admissão de advogado

07/12/20 09:14

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar realiza seleção pública para admissão de um advogado e criação de cadastro de reserva com 10 vagas. As inscrições podem ser realizadas entre 04 a 10 de dezembro por meio do e-mail selecaofreitito2020@gmail.com. Os candidatos devem enviar currículo, carta, documentos comprobatórios das experiências. O resultado dessa 1ª etapa será divulgado no 14 deste mês.

Áreas de atuação: Direitos Humanos