Tia Maria, o pequeno Miguel e a menina na porta da cozinha

05/06/20 18:58

O racismo mata todos os dias. Por bala, por exploração, por negligência, por subjugação. "Confiei meu filho a ela, que não teve paciência de cuidar". Não conhecemos a Mirtes, mãe do Miguel, mas seguramos sua mão neste momento de profunda dor. Compartilhamos o texto que Margarida Marques, companheira que também faz parte da nossa equipe, partilhou conosco na manhã de hoje.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

28 de maio: dia de reafirmar a luta em defesa dos direitos das mulheres encarceradas

28/05/20 11:23

O dia 28 de maio é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. No contexto de pandemia do novo coronavírus, o mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), aproveita a data para reafirmar e reforçar a luta em defesa dos direitos das mulheres encarceradas.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Debate virtual marca lançamento de novo relatório "Cada Vida Importa"

11/05/20 19:39

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta segunda-feira (11), o lançamento do relatório semestral "Cada Vida Importa", produção do Comitê Cearense de Prevenção dos Homicídios na Adolescência (CCPHA). O lançamento aconteceu na forma de um debate virtual transmitido pelos veículos e pelas redes sociais da AL

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Bolsonaro é denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

21/04/20 10:08

Denúncia assinada por parlamentares, professores e entidades de defesa de direitos humanos foi protocolada na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) na última sexta-feira. Entre os signatários, estão o deputado estadual Renato Roseno e o ex-deputado federal João Alfredo, ambos do PSOL.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

56 anos do golpe militar: a memória de uma página trágica de nossa história

01/04/20 09:47

Há 56 anos, um truculento golpe militar suspendeu nossa democracia e jogou o país num longo e tenebroso período de violações de direitos, torturas e assassinatos. O tema da memória histórica tem sido uma das frentes de atuação do mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL).

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Lei de autoria de Renato Roseno reconhece existência e direitos dos indígenas no CE

03/01/20 11:17

Lei 17.165/20, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e sancionada pelo governador Camilo Santana, reconhece a existência, a contribuição cultural e os direitos dos povos indígenas no Estado do Ceará.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Prêmio Frei Tito de Direitos Humanos é entregue ao Movimento Feminino pela Anistia

10/12/19 13:05

O Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa foi entregue na noite da última segunda-feira (9) ao núcleo cearense do Movimento Feminino pela Anistia. O evento, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da AL, aconteceu no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Povos Indígenas no Ceará: aprovado PL que garante reconhecimento e direitos

05/12/19 19:54

Construído em parceria com o movimento indígena cearense, o projeto de lei 402/2019, que reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos indígenas no Estado do Ceará, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), foi aprovado na manhã de hoje na Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Dia de Luta Contra os Agrotóxicos: mandato reafirma defesa da Lei Zé Maria do Tomé

03/12/19 18:00

O dia 3 de dezembro é considerado o Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos. Ao mesmo tempo em que o mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), reafirma e celebra essa luta, que acontece em todo o mundo, em defesa da saúde pública e do meio ambiente, volta a denunciar os ataques que a Lei Zé Maria do Tomé (lei estadual estadual 16.820/2019) vem sofrendo por parte do agronegócio.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Roseno propõe frente em defesa dos direitos das pessoas com deficiência

03/12/19 09:39

Às vésperas do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa reuniu, nesta segunda-feira (02/12), representantes de entidades e movimentos que lutam por inclusão e direitos para as pessoas com deficiência no Ceará.

Áreas de atuação: Direitos Humanos