Vitória da luta por moradia: justiça garante permanência dos moradores da Vila Vicentina

21/10/19 16:02

Decisão do Tribunal de Justiça (TJCE) anunciada na última quarta-feira (16/10) garantiu aos moradores da Vila Vicentina o direito de permanecerem em suas casas. De acordo com o Escritório Frei Tito de Alencar, o TJCE manteve decisão do juiz da primeira instância que suspendia liminar de reintegração de posse contra famílias da Vila Vicentina da Estância.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Caravana de combate à violência contra a mulher visita Iguatu e Icó

14/10/19 23:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) esteve nessa segunda-feira (14) nas cidades de Iguatu e Icó, na região Centro-Sul do Estado, acompanhando uma visita técnica realizada pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Morte de Juan precisa inaugurar nova relação entre polícia e comunidades, defende Renato

19/09/19 11:39

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa no último dia 18, o deputado estadual Renato Roseno lamentou a morte do jovem Juan Ferreira dos Santos, solidarizou-se com a família e os amigos e cobrou do governador Camilo Santana um pedido de desculpas e uma mudança na lógica de policiamento e na relação entre a polícia e as comunidades.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

O 11 de setembro chileno: neoliberalismo, autoritarismo e violência

12/09/19 11:16

Na última quarta-feira, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para celebrar a memória de um 11 de setembro que se arrasta há 46 anos. Uma data que segue nos informando sobre a covarde relação entre neoliberalismo, autoritarismo e violência. Naquela data, em 1973, no Chile, um presidente eleito democraticamente e com amplo apoio popular foi deposto e assassinado por um golpe militar que tinha como principal objetivo implantar o receituário neoliberal na economia, com a desconstitucionalização de direitos e a destruição do estado social.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Por memória, verdade e justiça: sessão solene comemora 40 anos da lei da anistia

07/09/19 10:15

Sessão solene realizada na Assembleia Legislativa na noite da última terça-feira (3) celebrou o aniversário de 40 anos da Lei da Anistia. Os deputados estaduais Renato Roseno (PSOL) e Carlos Felipe (PCdoB) foram os autores do requerimento.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Crianças e adolescentes: Bolsonaro quer esvaziar o funcionamento do Conanda

05/09/19 11:44

De forma autoritária e covarde, Bolsonaro, por meio de decreto, retirou todos os membros da sociedade civil que fazem parte atualmente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e fez mudanças que diminuem o poder do órgão em relação à tomada de decisões e manifestações de posicionamentos sobre o tema.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Paulo Arantes: a era das emergências e a utopia dos direitos humanos

27/08/19 12:52

No manhã do último sábado (24), o mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) promoveu a conferência "As emergências atuais do Brasil", com o filósofo e professor da USP Paulo Arantes. Ao lado da historiadora e professora Adelaide Gonçalves, Arantes falou sobre a ressignificação das relações entre os ideais de esquerda e a defesa dos direitos humanos. O evento aconteceu no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC)

Áreas de atuação: Direitos Humanos

IFCE censura realização de semana de direitos humanos; evento ganha ruas e praças

21/08/19 15:00

Na manhã dessa terça-feira (20), a reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará anunciou o "cancelamento" de toda a programação da I Semana de Direitos Humanos da instituição. Trata-se de um grave caso de censura, das mais covardes e infames.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Guerra cultural reacionária ameaça estado laico e pluralidade democrática

16/08/19 18:08

Em pronunciamento realizado na manhã desta sexta-feira no plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar falou sobre a importância do pluralismo e da equidade de direitos para o regime democrático.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Padre Marco Passerini, cidadão cearense: uma biografia marcada pelo humanismo

15/08/19 09:02

Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (14) a concessão de título de cidadão cearense ao padre Marco Passerini, coordenador regional da Pastoral Carcerária.

Áreas de atuação: Direitos Humanos