Direitos humanos: audiência pública vai discutir situação dos órfãos da Covid-19

30/09/21 16:00

Na próxima terça-feira (5), às 9h, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realiza uma audiência pública para discutir a situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãs em decorrência da COVID-19. A autoria do requerimento é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL)

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania lança relatório de atividades de 2020

22/09/21 11:00

Documento apresenta um balanço das atividades da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) ao longo de 2020, segundo ano do exercício do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) na presidência do colegiado

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Encontro Cada Vida Importa ressalta ação preventiva nos municípios

31/08/21 11:03

A relevância e urgência da ação integrada dos municípios para a prevenção das mortes de adolescentes e jovens no Ceará foi ressaltada no Encontro Cada Vida Importa, evento virtual realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará e parceiros nesta segunda-feira (30/08).

Áreas de atuação: Direitos Humanos

DNOCS omite informações sobre obras do Lago de Fronteiras, em Crateús

06/08/21 10:00

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da AL debateu, nesta quinta-feira (05/08), a obra do açude público Lago das Fronteiras, construído sob a tutela do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) sobre o rio Poti, no município de Crateús, bem como os conflitos socioambientais gerados pela construção desde 2019.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Roseno lamenta agressões do DJ Ivis à ex-esposa Pamella Holanda

19/07/21 09:22

O deputado Renato Roseno (Psol) repudiou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (15/07), as agressões físicas sofridas por Pâmella Holanda pelo ex-marido, DJ Ivis. A ex-mulher divulgou nas redes sociais um vídeo em que o DJ a agredia, na frente da filha de nove meses. A publicação causou comoção, e o artista foi preso na quarta-feira (14/07).

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Audiência aponta retrocessos na lei que altera regras para concessão do BPC

04/07/21 10:27

Entre os encaminhamentos resultantes da audiência pública estão encaminhar informações aos órgãos internacionais, protocolar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), pressionar as bancadas federais e elaborar materiais educativos para informar a população sobre o tema.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Movimento LGBTQIA+ pressiona por retomada do Centro de Referência Janaína Dutra

01/07/21 20:00

Após ocupação do Centro de Referência Janaína Dutra, em Fortaleza, integrantes de movimentos LGBTQIA+ conseguiram se reunir com o prefeito José Sarto, que se comprometeu a retormar o funcionamento do equipamento em sua integralidade e executar o orçamento previsto para 2021.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Semana do orgulho LGBTQIA+: ações do mandato traduzem respeito e dignidade

29/06/21 18:00

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, um balanço das ações do mandato voltadas para essa população. "Uma vida sem violência, com respeito e dignidade, é um direito humano de todas, todos e todes”, defende Renato.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Renato visita escola de gastronomia para discutir construção de cozinhas populares

12/06/21 10:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) visitou na manhã da última quarta-feira (9), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Bairro Castelo Encantado, em Fortaleza. A visita fez parte de uma interlocução do mandato com a superintendência da Escola e teve o objetivo de conhecer as práticas e trabalhos da unidade para viabilizar o financiamento de construção de cozinhas populares através do Programa de Cooperação Federativa (PCF).

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Sessão solene presta homenagem às defensoras e aos defensores públicos

20/05/21 12:00

No último dia 19 de maio, foi comemorado o Dia da Defensora e do Defensor Público. Em alusão à data, foi realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento contou com a presença da defensora pública Geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas; e da defensora pública e presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), Andréa Coelho

Áreas de atuação: Direitos Humanos