Deidiane Souza: a militância e a luta para ser mulher em suas múltiplas identidades

13/03/21 12:00

Mestranda em antropologia e militante dos direitos LGBTQIA+, Deidiane é a sexta entrevistada da série especial produzida pelo mandato É Tempo de Resistência, que celebra a passagem do 8 de março. "O 8 de março vem para nos fazer refletir e compreender a dimensão do que é 'ser mulher', inclusive nas suas múltiplas identidades", ela defende.

Áreas de atuação: Mulheres

Marielle Franco: a linha do tempo de uma luta por justiça

12/03/21 16:00

São três longos anos de cobranças por respostas: quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Gomes naquele 14 de março de 2018? Em meio às celebrações da memória dos nossos companheiros cariocas mortos num covarde crime político, organizamos uma linha do tempo para ajudar a compreender o vai e vem das investigações sobre o caso

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública

Cristiane Faustino: sem as mulheres, não haveria resistência e luta social

12/03/21 15:00

Cristiane Faustino não nasceu militante, tornou-se. As causas que passou a defender, a partir de seu olhar e de sua vivência de mulher negra, pobre e periférica, não são motivadas apenas por questionamentos pessoais, mas traduzem expressões de revoltas coletivas e vontade de justiça

Áreas de atuação: Mulheres

Renato propõe criação de memorial dos servidores da AL mortos por Covid

11/03/21 19:00

Começou a tramitar hoje no parlamento estadual, um projeto de resolução que cria, na sede do Poder Legislativo, um memorial em homenagem aos servidores e servidoras da Assembleia Legislativa vítimas do novo coronavírus. A iniciativa é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL)

Áreas de atuação: Política, Serviço Público

Agronegócio manipula dados e espalha desinformação sobre proibição da pulverização aérea

11/03/21 19:00

Seja na imprensa, onde promove campanha sistemática de desinformação e manipulação, em particular através de colunistas comprometidos com seus interesses; seja na seara judicial, onde ingressou com várias ações; grandes corporações agrícolas vêm atuando para deslegitimar a lei Zé Maria do Tomé e derrubar a proibição da pulverização aérea.

Áreas de atuação: Agricultura, Agrotóxicos, Meio ambiente

Antônia Araújo: em defesa da vida, dos direitos e da autonomia das mulheres

11/03/21 11:00

Ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Antônia Araújo é a quarta entrevistada da série especial produzida pelo mandato É Tempo de Resistência que celebra o 8 de março. Natural de Altaneira, região do Cariri, Antônia é integrante do Movimento Negro Unificado (MNU) e em tem participação destacada nas lutas em defesa das mulheres.

Áreas de atuação: Mulheres

Edição virtual: seminário promove diálogo entre CDHC e movimentos sociais

10/03/21 17:00

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, no próximo dia 26 de março, a partir das 14h, o IV Seminário de Direitos Humanos e Cidadania: Diálogos com Movimentos Sociais. O encontro será realizado integralmente online, pela plataforma Zoom, e tem o intuito de reunir integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada para traçar agendas comuns e fortalecer a luta em defesa dos Direitos Humanos no estado

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Mônica Oliveira: na luta pela terra e por um futuro sem machismo e sem preconceito

10/03/21 10:00

Militante da luta pelo direito à terra, Mônica Oliveira é a terceira entrevistada na série especial produzida por nosso mandato nesta semana em que se celebra a luta internacional das mulheres. Na entrevista, ela fala sobre sua trajetória e sobre sua relação com o acampamento; e também defende um futuro "para os nossos filhos e netos com menos machismo e menos preconceito".

Áreas de atuação: Mulheres

Ceiça Pitaguary: o momento exige que as mulheres "façam tremer esse país"

08/03/21 20:00

Ela é nossa segunda entrevistada dentro da série produzida em alusão ao 8 de março. Ao longo da semana, estamos publicando entrevistas com mulheres cearenses símbolos de resistência e de luta. Nessa conversa, Ceiça defende a luta indígena como parte da luta coletiva em defesa de diversos direitos e diz que o momento exige que as mulheres mostrem todo o seu poder de organização e "façam tremer esse País".

Áreas de atuação: Mulheres

Zuleide Queiroz: mulheres são as mais atingidas pela destruição de direitos sociais

08/03/21 10:00

Em alusão ao 8 de março, data que tem raízes históricas de reinvindicação da liberdade das mulheres, ouvimos falas potentes de militantes que estão à frente de lutas pela garantia de direitos. Ao longo desta semana, vamos publicar uma série de entrevistas no site. A professora Zuleide Queiroz é nossa primeira entrevistada, falando sobre sua trajetória de militância, a atual conjuntura de luta do feminismo e a convocação de novas militantes para abraçar os movimentos de mulheres

Áreas de atuação: Mulheres