Em live, Roseno discute os efeitos da pandemia na Região do Cariri

17/02/21 13:00

Todas as cidades do Cariri estão em nível de alerta “altíssimo” em relação à pandemia da Covid-19. Esse foi um dos temas abordados durante live conduzida pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) na noite da última segunda-feira, 15. Para debater sobre o tema “Pandemia e o Cariri cearense”, o parlamentar recebeu a militante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Valéria Carvalho; e a militante do PSOL e da Frente de Mulheres do Cariri Zuleide Queiroz.

Áreas de atuação: Mulheres, Saúde, Direitos Humanos

Renato conversa sobre direitos humanos em aula para mestrandos da UFC

15/02/21 20:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) conduziu uma aula sobre “Direitos Humanos e Políticas Públicas” para 25 mestrandos da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, na noite da última quinta-feira (9), via plataforma online. O momento foi viabilizado após convite da professora doutora Denise Silva que ministra a disciplina “Políticas Públicas: Sujeitos, Práticas e Contextos” no mestrado em Psicologia e Políticas Públicas.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Emenda de Renato garante transparência dos gastos durante estado de calamidade

12/02/21 11:00

O Governo do Estado deve dar tansparência a todas as contratações realizadas durante o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia da Covid-19. A determinação está prevista em emenda do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) ao Decreto Legislativo 03/2021, votado e aprovado nesta quinta-feira, 11, durante sessão plenária presencial na Assembleia Legislativa. O decreto prorroga a calamidade pública no Estado e tem validade até 30 de junho.

Áreas de atuação: Transparência, Economia

Projeto de Renato Roseno propõe renda básica de cidadania no valor de R$ 350 no Ceará

11/02/21 13:00

O benefício mensal seria no valor de R$ 350 e será pago prioritariamente a famílias chefiadas por mulheres com filhos até seis anos e beneficiárias do Programa Bolsa Família. No Ceará, segundo registros do CadÚnico, são 117.811 famílias com esse perfil.

Áreas de atuação: Economia, Direitos Humanos, Economia solidária

Renato defende projeto piloto de moradia com base na ocupação Carlos Marighella

09/02/21 08:59

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) esteve reunido com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) na última quinta-feira, 4, para tratar sobre a situação das 85 famílias que moram na Ocupação Carlos Marighella, localizada no bairro Mondubim.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Moradia

Curió: Justiça obriga governo a prestar atendimento psicológico às famílias das vítimas

03/02/21 19:00

Familiares de vítimas e sobreviventes da Chacina do Curió devem receber atendimento psicológico e psiquiátrico do Estado do Ceará. A decisão, de caráter liminar, foi tomada pelo juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, da 10a Vara da Fazenda Pública

Áreas de atuação: Segurança pública, Direitos Humanos

Dia Nacional da Visibilidade Trans: pelo direito de existir enquanto sujeitos de direitos

29/01/21 15:00

A data chama atenção para a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso à educação, à saúde, ao emprego e à vida

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Movimentos sociais manifestam apoio à recondução de Renato Roseno à presidência da CDHC

27/01/21 15:00

Reunião com o novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, contou com a presença de 25 entidades de defesa de direitos humanos e reafirmou a importância da recondução de Renato Roseno à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC)

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Ingrid e Igor: Ato marca os oito anos do duplo homicídio no bairro Ellery, em Fortaleza

26/01/21 09:56

O dia 26 de janeiro guarda uma lembrança de dor e saudade. É, há oito anos, a data que rememora o assassinato de Ingrid Mayara Oliveira Lima, 18, e Igor de Andrade Lima, 16, mortos em uma ação policial durante uma festa de pré-carnaval no Bairro Ellery, em Fortaleza. Nesta terça-feira, 26, às 16h, uma manifestação vai marcar esses oito anos de luta por memória e justiça para Ingrid e Igor Andrade.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Deputado participa da posse popular dos novos defensores públicos

21/01/21 17:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou nesta quinta-feira, 21, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, da posse popular dos quatro novos membros da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Recém-empossados pelo Egrégio Conselho Superior, Anderson Bezerra, Eduardo Veras, Mirian Araújo e Rafael Pereira foram hoje apresentados à sociedade civil organizada cearense, diante de quem assumiram o compromisso de trabalhar pelo acesso dos mais vulneráveis à Justiça e em prol dos direitos humanos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos