Quiterianópolis: audiência pública discute poluição causada por mineração

30/05/19 11:03

As comissões de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS) realizam, na última terça-feira (28), uma audiência pública na cidade de Quiterianópolis para debater os impactos sociais e ambientais da poluição do rio Poti causada pelos rejeitos da mineradora Globest. O debate aconteceu na escola estadual Maria José Coutinho.

Áreas de atuação: Meio ambiente

MP 868: Renato diz não à privatização da água e do esgoto

27/05/19 11:33

Sessão especial na manhã da última sexta-feira (24) reuniu parlamentares, sindicalistas e representantes de movimentos sociais contra a Medida Provisória 868/2018, que desestrutura o setor de saneamento no Brasil e facilita a privatização dos serviços de água e esgoto. A proposta tem relatoria do senador cearense Tasso Jereissati (PSDB)

Áreas de atuação: Saúde, Direitos Humanos

Aquasis: 25 anos de atuação em defesa da biodiversidade no Ceará

24/05/19 11:45

Sessão solene requerida pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) prestou homenagem aos 25 anos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), responsável por desenvolver ações e pesquisas para preservação da biodiversidade no Ceará

Áreas de atuação: Educação, Meio ambiente

Povos indígenas denunciam atraso na demarcação de terras

23/05/19 10:33

Na última quarta-feira (22), uma audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia discutiu a situação dos povos indígenas cearenses. O encontro foi resultado de um requerimento feito pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e foi presidido pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL).

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Cultura, Educação, Indígenas

Agrotóxicos: ruralistas tentam derrubar proibição da pulverização aérea

22/05/19 13:09

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6.137) contra a lei cearense que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no estado.

Áreas de atuação: Meio ambiente, Agrotóxicos

Intervenção da Prefeitura ameaça moradores do Cais do Porto e do Serviluz

22/05/19 10:50

Audiência pública promovida pelo MPCE discutiu o projeto de intervenção urbanística da prefeitura que prevê a remoção dos moradores das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) dos bairros Cais do Porto e Serviluz.

Áreas de atuação: Moradia

Crispim Alves: “se a arte for loucura, não quero cura”

21/05/19 09:56

No contexto da passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), o mandato É Tempo de Resistência foi conversar com o pintor Crispim Alves, que descobriu nas artes plásticas a própria terapia. Hoje, esbanja autoconhecimento ao afirmar que sabe quando pode entrar em crise e já se prepara para o único isolamento que admite: entrar no mundo das telas e dos pincéis.

Áreas de atuação: Saúde, Direitos Humanos

Projeto estende a servidores militares a proteção contra o assédio moral

16/05/19 12:46

Aprovada pela Assembleia Legislativa na quinta-feira (16), proposta de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) altera dispositivo na lei 15.036/2011 e estende ao servidores militares a proteção contra o assédio moral

Áreas de atuação: Segurança pública, Direitos Humanos

Protestos em defesa da educação: a "balbúrdia" se fez luta e resistência

16/05/19 09:36

Em Fortaleza, o ato aconteceu pela manhã e saiu da Praça da Bandeira, no Centro, com destino à reitoria da Universidade Federal (UFC), no bairro do Benfica. Além das restrições orçamentárias, os manifestantes protestaram contra as declarações polêmicas do ministro Abraham Weintraub, que associou o corte a supostos atos de "balbúrdia" realizados nas universidades públicas

Áreas de atuação: Educação

Comissão denuncia moradia precária de centenas de famílias em Iguatu

14/05/19 10:40

Na última segunda-feira (13), o deputado estadual Renato Roseno presidiu uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos sobre a situação de moradia precária de centenas de famílias em Iguatu.

Áreas de atuação: Moradia