Renato defende projeto piloto de moradia com base na ocupação Carlos Marighella

09/02/21 08:59

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) esteve reunido com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) na última quinta-feira, 4, para tratar sobre a situação das 85 famílias que moram na Ocupação Carlos Marighella, localizada no bairro Mondubim.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Moradia

Curió: Justiça obriga governo a prestar atendimento psicológico às famílias das vítimas

03/02/21 19:00

Familiares de vítimas e sobreviventes da Chacina do Curió devem receber atendimento psicológico e psiquiátrico do Estado do Ceará. A decisão, de caráter liminar, foi tomada pelo juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, da 10a Vara da Fazenda Pública

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública

Dia Nacional da Visibilidade Trans: pelo direito de existir enquanto sujeitos de direitos

29/01/21 15:00

A data chama atenção para a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso à educação, à saúde, ao emprego e à vida

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Movimentos sociais manifestam apoio à recondução de Renato Roseno à presidência da CDHC

27/01/21 15:00

Reunião com o novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, contou com a presença de 25 entidades de defesa de direitos humanos e reafirmou a importância da recondução de Renato Roseno à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC)

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Ingrid e Igor: Ato marca os oito anos do duplo homicídio no bairro Ellery, em Fortaleza

26/01/21 09:56

O dia 26 de janeiro guarda uma lembrança de dor e saudade. É, há oito anos, a data que rememora o assassinato de Ingrid Mayara Oliveira Lima, 18, e Igor de Andrade Lima, 16, mortos em uma ação policial durante uma festa de pré-carnaval no Bairro Ellery, em Fortaleza. Nesta terça-feira, 26, às 16h, uma manifestação vai marcar esses oito anos de luta por memória e justiça para Ingrid e Igor Andrade.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Deputado participa da posse popular dos novos defensores públicos

21/01/21 17:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou nesta quinta-feira, 21, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, da posse popular dos quatro novos membros da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Recém-empossados pelo Egrégio Conselho Superior, Anderson Bezerra, Eduardo Veras, Mirian Araújo e Rafael Pereira foram hoje apresentados à sociedade civil organizada cearense, diante de quem assumiram o compromisso de trabalhar pelo acesso dos mais vulneráveis à Justiça e em prol dos direitos humanos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

[OPINIÃO] Covid-19: a falácia do tratamento precoce

21/01/21 09:51

Em artigo publicado no Jornal O Povo desta quinta-feira, 21, o epidemiologista, pesquisador e professor de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), Antonio Lima Neto, discute acerca do negacionismo científico sustentado pelo Governo Bolsonaro e os impactos da disseminação sistemática de desinformação, principalmente em relação à eficácia das medidas de combate à pandemia no Brasil. Confira.

Áreas de atuação: Política, Saúde

Agrotóxicos: live comemora os dois anos da proibição da pulverização aérea no CE

20/01/21 20:00

Durante transmissão, o deputado conversou com a professora, Raquel Rigotto, com o diretor nacional do MST-CE, Gene Sousa, e com a filha do militante Zé Maria do Tomé, Márcia Xavier

Áreas de atuação: Agricultura, Agrotóxicos, Meio ambiente

Portaria define diretrizes para instalação das comissões de prevenção à violência nas escolas

18/01/21 19:00

Lei de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) redefiniu e ampliou o papel das Comissões de Proteção e Prevenção à Violência Contra Crianças e Adolescentes nas escolas do Ceará. Colegiados têm o objetivo de fortalecer o papel dos locais de ensino como espaços de proteção, prevenção da violência, valorização da vida e da promoção da cultura de paz

Áreas de atuação: Educação

Governo Federal quer controlar forças policiais e alimentar ruptura institucional, alertam pesquisadores

15/01/21 08:00

Dois projetos de lei, que se encontram em tramitação na Câmara dos Deputados, pretendem restringir o controle dos Estados sobre as polícias e os bombeiros. As propostas, que atendem interesses do presidente Bolsonaro, centralizam no Governo Federal o comando da força das polícias civil e militar. Um dos projetos foi apresentado há 20 anos mas ganhou impulso recentemente, após negociações da bancada da bala com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Áreas de atuação: Segurança pública